Club Litterario de Paranaguá completa 150 anos; atividades culturais serão retomadas


Por Luiza Rampelotti Publicado 09/08/2022 às 15h50 Atualizado 17/02/2024 às 14h50
Club Litterario

Nesta terça-feira, 9 de agosto, o Club Litterario (CL) de Paranaguá, sociedade mais antiga do Paraná, completa 150 anos. Para comemorar a data especial, a instituição irá festejar em sua sede, na rua Faria Sobrinho, 474, no Centro Histórico. Além disso, durante a comemoração, também será apresentada a nova diretoria para o biênio 2023 – 2024.

Nos últimos quatro anos, o clube passou por uma reforma completa em seus salões, banheiros, auditórios e demais salas. Durante o período, todas as atividades culturais foram suspensas.

No entanto, agora, com 90% das obras concluídas, a instituição está organizando a retomada de sua atuação cultural. O primeiro evento será o coquetel em comemoração aos 150 anos do Club Litterario.

Dia 30 de agosto teremos a reabertura oficial do auditório, com a palestra do Marcos Juliano sobre o Pirata Zulmiro. Uma vez por mês faremos o Piano Bar, unindo cultura e gastronomia. Teremos uma programação cultural intensa, algumas vezes franqueadas para toda comunidade, e assim faremos atividades culturais mensais, exposições, concursos de fotografia e outras coisas”, diz o diretor cultural Ivan Lapolli Filho.

Sob a gestão do presidente Carlos Alberto de Almeida, o CL está buscando resgatar o passado, ser atuante no presente e caminhar para um futuro de reconhecimento. “Nós vamos trazer, mês a mês, eventos na nossa biblioteca, que serão desenvolvidos por nossa equipe cultural. Com isso, queremos trazer para o clube e para a sociedade o conhecimento do que foi, do que é, e do que pode ser o Club Litterario”, diz.

O presidente ainda destaca que a administração e as contas da instituição estão equilibradas e, desta forma, será possível reabrir a sede e garantir sua atuação contínua. “Faremos do clube o que ele já foi no passado e que pode continuar sendo no presente e futuro. No 2º andar da sede, teremos o departamento cultural, onde será explanada toda a história do clube, fotos, vídeos; teremos uma verdadeira história. Contamos com todos para caminharem conosco do passado para o presente e para o futuro”, conclui Carlos Alberto.

História

Nesta terça-feira (9), o Club realizará um coquetel para comemorar os 150 anos de fundação. Foto: Divulgação

O Club Litterario foi fundado em 9 de agosto de 1872, por 12 amigos, notáveis intelectuais da cidade e parte da elite social: Francisco José Machado da Silva, João Eugênio Gonçalves Marques, Manoel Correia de Freitas, Constante de Souza Pinto, Barnabé Carvalhães Pinheiro, José Albino das Dores, Manoel Rodrigues Viana, João Estevão da Silva, Joaquim Pinto de Amorim, Manoel Fausto do Nascimento, Adélio Pinto de Amorim e Joaquim Pereira da Costa. Todos muito influentes, cultivavam as artes e as tradições.

O objetivo da entidade era para fins culturais, de ciências, artes e letras e, em seu primeiro estatuto, dizia que pretendia facilitar a leitura e instrução de seus membros, além de formar uma biblioteca composta das melhores obras de instrução e em qualquer idioma, adicionando o maior número de jornais políticos, literários e comerciais. Além disso, o documento também afirmava que os sócios deveriam se ajudar mutuamente, que os membros deveriam ter instrução, igualdade, fraternidade e perseverança.

No entanto, com o passar do tempo, os sócios acharam injusto que apenas alguns homens usufruíssem desse tesouro que eram os livros, então abriram as portas do CL para que outras pessoas também pudessem participar. O estatuto estipulava que apenas “aqueles que tivessem meios honestos de usufruir, com boa educação e maior de 12 anos” poderiam fazer parte da entidade, constando que o clube não estava restrito apenas para quem tinha posses, mas, sim, para quem provasse boa índole.


Dom Pedro II e Princesa Isabel no Club Litterario

Por seus salões, passaram personalidades importantes do Brasil Império, como Dom Pedro II e a Princesa Isabel, segundo o Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá (IHGP). A data da visita da Princesa Isabel aconteceu em 15 de dezembro de 1884, quando o CL era localizado nos altos do sobrado nº 952, da rua Imperatriz (atual rua Marechal Deodoro).

Foram várias sedes alugadas até chegar ao atual imóvel próprio, adquirido em 1896 com o empenho dos sócios. Foram eles que levantaram as paredes do edifício, cujo alicerce começou em 1872, com uma bela arquitetura ocupando a metade do quarteirão na Praça Fernando Amaro.

No entanto, um incêndio, em 18 de dezembro de 1930, destruiu as luxuosas instalações. Em 13 de novembro de 1932 o prédio foi reinaugurado com um baile de gala.

Assinatura da Princesa Isabel, no livro de registros do Club Litterário de Paranaguá, em 15 de dezembro de 1884. Foto: IHGP


Composição da atual diretoria

Atualmente, a atual diretoria tem a missão de retomar a realização das atividades culturais pelas quais o Club Litterario se tornou conhecido. A composição da diretoria é a seguinte:

  • Presidente: Carlos Alberto de Almeida
  • Vice Presidente: Azuil Paiva Vieites
  • 1º Secretario: Waldir Armando Vasco de Campo
  • 1º Tesoureiro: Marcio Tavares
  • 2º Tesoureiro Carlos Humbert Zaleski
  • Diretor Social: Jose Baka Filho
  • Diretor de patrimônio: Elton Gebran Roth
  • Diretor Cultural: Ivan Lapolli Filho
  • Diretor da Sede Urbana: Camilo Amatuzzi Filho
  • Diretor da Sede Campestre: Paulo de Mello Trigo