CMAAE de Matinhos se destaca no apoio a crianças com necessidades especiais e busca expansão após aumento pós-pandemia


Por Luiza Rampelotti Publicado 08/03/2024 às 16h36

O secretário de Educação, Mário Braga, e a coordenadora do Centro Municipal de Avaliação e Atendimento Especializado da Educação, Dabinei Lima Ferreira.
O secretário de Educação, Mário Braga, e a coordenadora do Centro Municipal de Avaliação e Atendimento Especializado da Educação, Dabinei Lima Ferreira. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

O Centro Municipal de Avaliação e Atendimento Especializado da Educação (CMAAE) de Matinhos tem desempenhado um papel importante na comunidade escolar desde sua inauguração em 2021. Na busca por oferecer suporte às crianças com necessidades especiais matriculadas na rede municipal, o centro atende estudantes a partir de 2 anos, oferecendo diversas especialidades, como neuropediatria, avaliação psicoeducacional, psicoterapia, fonoaudiologia e, em breve, terapia ocupacional.

O CMAAE funciona como um elo entre a escola e o desenvolvimento infantil. Professores e coordenadores nas instituições de ensino identificam dificuldades de aprendizagem e encaminham as crianças para o centro. Lá, elas passam por avaliações minuciosas e, se necessário, recebem terapias especializadas. O resultado desse ciclo transformador é então levado de volta para a escola, contribuindo diretamente para o desempenho dos alunos e apoiando os educadores na abordagem individualizada a cada criança.

Segundo a coordenadora do Centro Municipal de Avaliação e Atendimento Especializado da Educação, Dabinei Lima Ferreira, o processo envolve as famílias, garantindo seu consentimento para os encaminhamentos. “O trabalho visa identificar defasagens de aprendizagem e oferecer suporte para a vida escolar da criança e, consequentemente, auxiliando também na vida familiar e social”, explica ao JB Litoral.


Aumento da demanda


Dabinei revela que, após a pandemia, os casos de deficiências intelectuais e transtornos em crianças aumentaram consideravelmente. “Observamos um aumento significativo nos casos de autismo, transtorno de déficit de atenção com hiperatividade, transtorno opositor desafiador, deficiência intelectual, entre outros”, conta.

Atualmente, o CMAAE atende cerca de 130 crianças com estes diagnósticos, com a expectativa de aumento ao longo do ano. Em 2020, por exemplo, a rede municipal de educação registrava um número de aproximadamente 40 alunos que precisavam de um professor de apoio devido às dificuldades de aprendizagem; em 2022, a quantia saltou para mais de 100 crianças.

Desde a inauguração, o CMAAE tem sido uma peça fundamental na identificação e no suporte às necessidades especiais das crianças de Matinhos. O centro não apenas proporciona tratamento especializado, como também cria um ambiente propício para o desenvolvimento de cada criança”, diz Dabinei.

Ela também destaca que o foco do centro é especificamente as crianças, porém, para garantir suporte às famílias, os familiares recebem acolhimento, orientação e encaminhamentos durante as avaliações.


Fonoaudiologia e desenvolvimento infantil


Felisse Muller Neves, fonoaudióloga do CMAAE, compartilha com o JB Litoral sua experiência no centro. Ela ressalta que, pós-pandemia, a demanda por atendimento fonoaudiológico aumentou, evidenciando a importância desse serviço.

Com o aumento de diagnósticos, percebemos que a fonoaudiologia é fundamental na comunicação das crianças. Muitas vezes, elas têm dificuldade em se expressar ou apresentam atrasos no desenvolvimento da linguagem, e a fono também auxilia na superação desses desafios, especialmente após o impacto da pandemia“, afirma Felisse.

A profissional atende cerca de 32 crianças por vez, durante 10 sessões, totalizando aproximadamente 97 atendimentos ao longo do ano. Ela destaca a importância do trabalho no desenvolvimento das crianças, contribuindo para seu aprendizado e superação de desafios.

A comunicação é primordial em todas as esferas da vida. Crianças que enfrentam dificuldades nesse aspecto podem chorar, entrar em crise, e os pais, por vezes, têm dificuldade em entender as necessidades dos filhos. A fonoaudiologia desempenha um papel importante nesse sentido, promovendo uma melhor interação na família, na escola e na sociedade”, explica.

De acordo com Felisse, as crianças atendidas no CMAAE têm dificuldades de aprendizagem seja por questões emocionais, psicológicas ou relacionadas à comunicação. Ela ainda salienta que a fonoaudiologia também é fundamental para casos de autismo, atrasos no desenvolvimento da fala, troca de letras, entre outros desafios.

Gostaria de destacar a importância do nosso trabalho no desenvolvimento das crianças, contribuindo para seu aprendizado e superação de desafios. O CMAAE é muito importante para oferecer suporte às famílias e às crianças que necessitam de auxílio na comunicação e aprendizagem”, conclui.

A fonoaudióloga Felisse Muller Neves revela que, pós-pandemia, a demanda por atendimento fonoaudiológico aumentou, evidenciando a importância desse serviço. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral
A fonoaudióloga Felisse Muller Neves revela que, pós-pandemia, a demanda por atendimento fonoaudiológico aumentou, evidenciando a importância desse serviço. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

Expansão e reconhecimento


A concepção do CMAAE remonta a metas do Plano Municipal de Educação, inicialmente previstas para 2015. No entanto, somente em 2021, a visão tomou forma com a determinação do prefeito José Carlos do Espírito Santo (Podemos), o Zé da Ecler. O secretário de Educação, Mário Braga, destaca que o centro é uma realização importante para Matinhos.

O centro se tornou essencial na identificação de dificuldades de aprendizagem, encaminhamento para terapias e retorno para a escola, contribuindo para o desempenho dos alunos e auxiliando os professores na abordagem adequada a cada criança”, afirma ao JB Litoral.

Mas o espaço está ficando pequeno. Por isso, a Secretaria de Educação está buscando uma instalação maior para atender à crescente demanda, proporcionando mais consultórios e profissionais.

Vimos que a demanda aumenta consideravelmente a cada dia, e era necessário expandir o número de profissionais. Durante minha gestão, buscamos uma parceria com a APAE e, através de um fomento, contratamos mais profissionais, formando uma equipe multidisciplinar ampliada, incluindo psicólogos, psicopedagogos, neuropediatra e fonoaudióloga. Agora, estamos buscando um espaço maior para o CMAAE”, adianta Mário Braga.

O CMAAE fica localizado na Rua Cerro Azul, nº 86, no Centro de Matinhos. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral
O CMAAE fica localizado na Rua Cerro Azul, nº 86, no Centro de Matinhos. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *