Com alta expectativa de vendas, setor comercial do Litoral está entusiasmado com feriado da Independência
Com a proximidade do feriado nacional da independência, na quinta-feira (7), e o feriado municipal em Curitiba, na sexta-feira (8), o setor comercial do Litoral espera atrair um grande número de turistas durante o feriado, que é considerado um termômetro para a temporada de verão.
Segundo Felipe Nascimento, presidente da Associação Comercial de Matinhos, o setor está otimista devido às estradas liberadas e à reforma da orla do município, que já atingiu 86% de conclusão.
“Hoje temos uma praia muito atrativa devido a revitalização da orla, mas não estamos limitados a ela. Temos boliche, esportes na arena, festival de teatro, entre outras diversas atividades de lazer para a família”, afirma o presidente.
Para o comerciante de Pontal do Paraná, Élcio José dos Santos, o fluxo de visitantes do feriado será um parâmetro para o verão. “O 7 de setembro, para nós aqui da praia, sempre foi o reflexo da temporada. Se o feriado for bom, a nossa temporada com certeza será boa”, diz o comerciante.
Tempo vai influenciar
O presidente Felipe concorda com Élcio, mas adverte: o fluxo de turistas vai depender da previsão do tempo.
“Estamos um pouco preocupados com a previsão porque até semana passada estava de sol, agora de tempo nublado. Mas, a expectativa é bem positiva, será o primeiro feriado da independência com as estradas liberadas, sem os transtornos que tivemos no ano passado, e o pessoal está bem confiante”, destaca.
Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Pontal do Paraná, Alex Pedron, faça chuva ou faça sol, o setor terá um aumento nas vendas e já sente os reflexos do feriado na taxa de ocupação de hotéis e pousadas.
“Nossa gastronomia local não tem a tradição de reservas antecipadas. Porém, nos hotéis e pousadas já notamos uma diferença. Os números de 2023 representam um crescimento de 5 a 10% na taxa de ocupação em relação a setembro do ano passado”, explica.
Para receber bem os turistas, a associação promoveu treinamentos para os funcionários do setor e pretende alçar voos ainda mais altos na próxima temporada, com a realização da Black Friday em novembro e uma campanha de natal massiva em dezembro.
“Sempre temos um pensamento proativo e otimista, mas em setembro de 2022 ainda estávamos nos recuperando das perdas da pandemia. Agora, com este feriadão a caminho e os novos projetos em andamento, esperamos um verdadeiro salto nas vendas”, conclui Alex.