Com espaço ampliado, nova sede do CREAS vai ressocializar adolescentes com mais qualidade, diz Prefeitura


Por Flávia Barros Publicado 25/07/2023 às 01h54 Atualizado 18/02/2024 às 18h09

Um espaço novo e amplo, que terá condições de promover ações de ressocialização de adolescentes de 12 a 18 anos que tenham cometido algum ato infracional. Assim é a nova sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) – Medidas Socioeducativas, inaugurada na tarde dessa segunda-feira (24), na rua José Gomes, 444, Bairro João Gualberto, em Paranaguá.

O lugar será administrado pela secretaria municipal de Assistência Social com o objetivo de promover uma reintegração efetiva dos jovens à sociedade.

A nova sede oferece condições adequadas para avaliação, acompanhamento individual e em grupo, além de contar com uma equipe multidisciplinar para desenvolver um trabalho personalizado. Além disso, é ampla o suficiente para que possamos oferecer aqui dentro cursos de capacitação profissional”, disse ao JB Litoral, a secretária de Assistência Social, Ana Paula Falanga.

Mais qualidade

A secretária também explicou que todos os adolescentes atendidos na unidade são encaminhados pela Vara da Infância e que agora terão o espaço ideal para uma ressocialização ampla. “Antes eles tinham um espaço muito pequeno, restrito, onde a equipe fazia os grupos de convivência. Agora vamos poder prover qualidade nos atendimentos e um lugar que eles têm o acesso a cursos profissionalizantes e têm a participação dos familiares. Então, qualificamos o lugar para que consigamos recuperar esses jovens que, hoje, temos perdido”, detalhou Falanga.

Próximos passos

Os cursos profissionalizantes serão ministrados por profissionais do Senac e do Senai, ainda segundo Ana Paula Falanga.

Eu já pedi o orçamento para o Senac, para iniciarmos logo os cursos dentro da nova sede, como panificação, pizzaiolo, sushiman. Agora estou esperando o feedback deles para me passarem os orçamentos e que possamos contratar, aí tem um trâmite burocrático interno que demora uns três meses”, explicou.

Do Senai a gente vai ver como desenvolver os cursos dentro a unidade. Mas alguns meninos já estão fazendo curso lá no Senai mesmo. O período em que mais encaminhaos meninos das Medidas Socioeducativas para o Senai foi agora, em 2023”, completou a secretária de Assistência Social.

O prefeito Marcelo Roque também enfatizou a importância de investir em infraestrutura para os jovens que necessitam contar com a reinserção social. “Com esse espaço adequado poderemos desenvolver  planos de ressocialização mais personalizados e com uma equipe multidisciplinar que trabalha nesse objetivo, garantindo uma abordagem mais completa e efetiva para eles“, afirmou o prefeito.

Foto: Prefeitura de Paranaguá

A cerimônia de inauguração contou com a presença da coordenadora da Feira da Partilha, Regina Daux; do presidente da administração do Asilo São Vicente de Paulo, Luiz Afonso; das secretárias de Gabinete Institucional, Christiane Yared; e de Governo Luciana Costa; demais secretários municipais; o presidente da Câmara Fábio Santos, os vereadores Jean Domingues e Welington Frandji e a equipe do CREAS.