Com novos delegados concursados, Litoral passa a contar com 14 deles nas seis comarcas da região


Por Flávia Barros Publicado 12/01/2023 às 21h40 Atualizado 18/02/2024 às 02h29

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) divulgou nesta quinta-feira (12) que a contratação de mais de 400 servidores (150 delegados, 200 investigadores, 50 papiloscopistas e 25 escrivães) para compor o efetivo da corporação resolve um problema histórico: a falta de delegados. De acordo com a PCPR, com a convocação dos concursados, todas as 161 comarcas do Estado passam a contar com delegados. Segundo o apurado pelo JB, no caso do Litoral, oito profissionais estavam lotados nas seis comarcas que atendem às sete cidades da região e, agora, com a convocação de mais seis, a Subdivisão Policial de Paranaguá passa a contar com 14 profissionais.

JÁ FORMADOS E TRABALHANDO

Ainda de acordo com a PCPR, dos 425 novos policiais civis chamados por concurso público, 391 concluíram com sucesso o curso de formação e, em 2023, passaram a compor o quadro da corporação.
Os policiais, que são de todos os lugares do País, começaram o curso de formação em agosto de 2022 e se formaram em dezembro. Durante os meses de aperfeiçoamento, cursaram 80 matérias de conhecimento técnico-operacional, totalizando 1100 horas/aulas práticas e teóricas. “As competências adquiridas proporcionaram a habilitação necessária para atuar em qualquer cidade do Estado“, informou a PCPR.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Os novos delegados estão atuando na rotina da Polícia Judiciária, em procedimentos que envolvem investigação de crimes, direção de delegacias, interlocução com o Poder Judiciário, lavraturas de flagrantes, operações policiais, emissão de documentação (como RG) e condução de inquéritos.
Com esse reforço, a expectativa é de respostas mais rápidas para a sociedade.
Foi uma contratação histórica que resolve a falta de delegados em comarcas do Paraná. Com a contratação e a efetiva lotação desses delegados, que se deu no dia 2 de janeiro, todas as comarcas do Paraná passaram a ter delegados exclusivos para conduzir os trabalhos de polícia judiciária”, afirmou o delegado-geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach.

INVESTIGADORES, ESCRIVÃES E PAPILOSCOPISTAS

Já os novos investigadores, escrivães e papiloscopistas atuam para agilizar os procedimentos, sobretudo, nas centrais de flagrantes e o trabalho em delegacias especializadas de atendimento a mulheres e adolescentes, por exemplo, mas também reforçam o quadro do Litoral.

DANÇA DAS CADEIRAS

A ordem de escolha da lotação ocorreu a partir de uma média aritmética entre as notas obtidas no concurso e as notas das avaliações teóricas, práticas e de aptidão física realizadas durante o curso técnico-profissional. Além da média, dois outros fatores também interferiram na escolha das unidades onde cada profissional vai atuar. No concurso de investigador e papiloscopista, as vagas foram regionalizadas por edital. Por isso, o candidato se inscreveu para uma região específica do Estado. Já as vagas para o cargo de delegado foram direcionadas para as cidades do Interior (todas as regiões, incluindo o Litoral) e da Região Metropolitana de Curitiba – os novos servidores devem trabalhar nestas localidades por, no mínimo, três anos.
Questionada pela reportagem, a PCPR não teve como precisar quais serão os delegados que permanecerão no Litoral e os que serão transferidos para outras unidades, uma vez que há o prazo do que a corporação chama de transição.
A PCPR também trabalha com banco de remoções para transferência de policiais civis mais antigos. Esses servidores possuem preferência nas vagas de cidades maiores, e, em vista disso, as próximas fases serão para que esses policiais estejam lotados nas respectivas unidades escolhidas“, disse em nota.

MATINHOS MUDA

Delegada Sâmia Coser deixará Matinhos no final da Operação Verão; assume a unidade, o delegado Thiago Fachel. Foto: Prefeitura de Matinhos

Porém, uma mudança já foi confirmada. A delegada Sâmia Coser volta para Curitiba e, em seu lugar, assume Thiago Fachel, segundo divulgou a prefeitura de Matinhos. Os delegados estiveram no gabinete do prefeito Zé da Ecler nessa quarta-feira (11). Ainda de acordo com a administração municipal, a troca de comando na Delegacia Cidadã de Matinhos vai acontecer no fim da Operação Verão. Gaúcho de Porto Alegre, Thiago Fachel tem 29 anos e está no Paraná desde julho para o início do curso de formação na Escola Superior da PCPR. Antes da aprovação no concurso, o futuro delegado de Matinhos atuava no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.