Com temporada de cruzeiros cada vez mais próxima, trade turístico de Matinhos e Pontal do Paraná discutem possibilidades de atrativos locais


Por Flávia Barros Publicado 19/09/2023 às 00h39 Atualizado 18/02/2024 às 23h52

A 1ª temporada de cruzeiros com embarque e desembarque em Paranaguá começa em 1º de dezembro deste ano e vai até 8 de março de 2024, com o navio MSC Lirica. Para tratar das possibilidades que os cerca de 2.200 turistas, de cada uma das 14 viagens, terão de passeios, rotas e experiências nas cidades da região, foram realizadas reuniões, nesta segunda-feira (18), em Matinhos e Pontal do Paraná.

Perspectivas

Os cruzeiros serão viagens de sete dias pela América do Sul. Em Pontal do Paraná, MSC, agentes públicos e de turismo se reuniram no Auditório Primavera, no período da manhã, onde alinharam objetivos para ofertar pacotes e atrair turistas.

Dos 2.200 passageiros em cada rota, a previsão é de que em torno de 1.200 turistas sejam brasileiros e outros mil estrangeiros. No trajeto, Paranaguá será uma das quatro paradas previstas, incluindo Itajaí (SC), Punta del Este (Uruguai), e Buenos Aires (Argentina).

A intenção é fomentar o turismo regional atraindo o público que vai desembarcar em Paranaguá e ofertar pacotes alternativos em Pontal, movimentando ainda mais a economia da cidade”, destacou José Juvanete Pereira, secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Pontal do Paraná.

Já em Matinhos, a reunião aconteceu à tarde, com grande número de interessados. “Essa reunião é uma das etapas da organização junto ao Governo do Estado. Os encontros acontecem em todas as cidades envolvidas, para que possamos alinhar esse entendimento entre os serviços que as cidades oferecem junto com a organização dos cruzeiros”, esclareceu o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, José Luís Leal.

União e possibilidades

Também esteve entre os participantes, o presidente do Serviço Autônomo Viaje Paraná (órgão estadual criado para promover o setor turístico), Irapuan Cortes. De acordo com ele, o objetivo é garantir uma boa operação com planejamento antecipado, refletindo na geração de empregos e renda na temporada de cruzeiros.

Ainda segundo Cortes, a MSC trará cruzeiros para o Litoral nesta e na próxima temporada de verão, e que existem negociações com a Costa Cruzeiros para incluir a região na rota de seus navios na temporada 2024/2025.

Nesta terça-feira (19), é a vez de Antonina receber a reunião.