Complexo Olímpico de Natação Nereu Gouvêa retoma as atividades em Paranaguá, resgatando história e oferecendo novas oportunidades para a comunidade
Na última quinta-feira (29), o prefeito Marcelo Roque (PSD) realizou a tão aguardada retomada das atividades no Complexo Olímpico de Natação Nereu Gouvêa, localizado na Ponta do Caju, em Paranaguá. Inaugurado em 2006 com o propósito de atender os alunos da rede municipal de educação, o espaço ganhou nova vida após uma extensa e cuidadosa reforma.
A decisão de revitalizar o complexo foi tomada em 2020, após uma análise minuciosa revelar que a estrutura original estava severamente deteriorada pelos efeitos do tempo e das condições climáticas da região. A responsável pelas obras de revitalização foi a Hope Construtora Ltda., vencedora da licitação iniciada em 2020. O investimento total foi expressivo, somando cerca de R$ 4 milhões.
Reforma total
As melhorias abrangeram diversas áreas do complexo. A fachada foi completamente reformulada; o portão lateral, anteriormente deteriorado pela exposição ao tempo, passou por atenção especial, com a aplicação de materiais anticorrosivos para assegurar resistência.
O espaço ao redor da piscina também foi transformado, substituindo o revestimento de pedras São Tomé por porcelanato antiderrapante e poroso, adequado para áreas molhadas. A escada e outros materiais similares foram substituídos por produtos específicos para resistir à maresia e corrosão. A arquibancada de concreto foi submetida a uma nova pintura e emassamento para reparar fissuras.
A piscina recebeu atenção especial, com a reforma visando garantir seu pleno funcionamento. Além disso, foram instalados painéis solares para aquecimento mais eficiente e redução do consumo de energia elétrica.
Os banheiros feminino e masculino foram completamente reformados. A cobertura danificada foi substituída, permitindo a retomada das aulas que precisaram ser temporariamente suspensas.
Porte de piscina olímpica
O prefeito Marcelo Roque expressou sua felicidade em poder resgatar a história do complexo, construído por seu pai, o ex-prefeito Mário Roque, em 2004. “É a única piscina que temos no Paraná com esse porte, com essa estrutura. Agora podemos chamá-la de piscina olímpica, por conta das adequações que fizemos. Hoje, Paranaguá não tem só o futebol como era antigamente, mas, sim, todas as modalidades“, afirmou ao JB Litoral.
De acordo com o prefeito, o espaço será utilizado, especialmente, pelos alunos do Município, de forma a ser uma atividade no contraturno escolar. Além disso, o complexo possui salas que serão usadas em outras modalidades esportivas além da natação.
Marcelo Roque também falou sobre as dificuldades das obras de revitalização, que foram iniciadas em 2020. De acordo com ele, o complexo apresentou várias “surpresas” ao longo da reforma.
“Às vezes é mais fácil construir do chão, do que reformar. Eu digo que a reforma é um kinder ovo, vai mexendo e o espaço vai desmanchando, as surpresas vão acontecendo no decorrer da obra. Aqui no complexo não foi diferente, e em outras obras acontece o mesmo, mas sempre tiramos do papel e trazemos com muita qualidade para a população de Paranaguá”, disse.
Homenageado
Gandhi Gouvêa, sobrinho de Nereu Gouvêa, o homenageado que dá nome ao complexo, aprovou a revitalização. “Ficou um espetáculo, muito moderna, e vai contribuir muito para as escolas, para a população da cidade. É muito orgulho ter o nome do meu tio estampando a parede, levando o nome da família para toda Paranaguá”, contou ao JB Litoral.
Nereu era um grande mergulhador e empresário de Paranaguá. Ele morreu em outubro de 2001, aos 57 anos, enquanto avaliava os danos no casco de um petroleiro na baía, vítima de intoxicação por nafta.
Como vai funcionar?
A secretária de Educação, Tenile Xavier, destacou como será o funcionamento do espaço. “Iniciaremos com as crianças da rede municipal, aqueles que estudam de manhã frequentarão à tarde, os que estudam à tarde frequentarão de manhã“, disse.
No entanto, a novidade é que a comunidade também terá possibilidade de utilizar o complexo após às 17h30. “Terão horários específicos para a comunidade em geral, para as Forças Armadas, para aquelas pessoas que têm necessidade por recomendação médica”, anunciou a secretária.
Ela também garantiu que os idosos terão um horário especial para a hidroginástica: o primeiro da manhã. Além disso, as pessoas com deficiência (PCDs) também serão beneficiadas com as atividades.
Para mais informações e inscrições, pais e responsáveis por alunos da rede municipal, idosos e comunidade em geral podem se dirigir até o Complexo Nereu Gouvêa, na Ponta do Caju, atrás da Arena Albertina Salmon, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h30.