Copa Mundo do Futsal Feminino começa nesta terça (4): Um marco para a igualdade e empoderamento das mulheres no esporte


Por Luiza Rampelotti Publicado 04/07/2023 às 14h27 Atualizado 18/02/2024 às 15h47

Após o sucesso do mundial masculino de futsal, Paranaguá está se preparando para receber a primeira edição da Copa Mundo do Futsal – Etapa Mundial Adulto Feminina. O evento começará nesta terça-feira (3), às 10h, e vai até o dia 10 de julho, na Arena Albertina Salmon, e contará com a participação de 12 equipes de diferentes partes do mundo.

Assim como nos jogos anteriores, toda a população poderá acompanhar as partidas doando 1 kg de alimento, que será destinado a entidades do município, fortalecendo ainda mais a responsabilidade social do evento. As disputas acontecerão diariamente, das 10h às 22h.

Entre as equipes participantes destaca-se o Rio Branco Futsal (BRA), que representa Paranaguá e o Brasil. Além disso, equipes como o Normanochka (RUS), San Lorenzo (ARG), Toronto Futsal (CAN), Stein Futsal (BRA), Nacional Futsal (URU), Faculdade Sogipa (BRA), Juventas Futsal (COL), Taboão da Serra (BRA), Female Futsal (BRA), NY Ecuador (EUA) e Freelance Futsal (AUS) também estarão presentes, proporcionando uma competição acirrada pelo título mundial.

Fomento no turismo e comércio local

A realização da Copa Mundo do Futsal Feminino em Paranaguá faz parte das comemorações dos 375 anos da cidade (29 de julho), e a expectativa é que o evento movimente diversos setores locais. O secretário de Esportes, Helton Ambrósio, ressaltou que além do impacto no setor esportivo, o torneio também impulsionará o turismo e o comércio local.

Temos a oportunidade de sediar uma grande competição como esta, que irá além do esporte. Diversos eventos estão acontecendo na cidade em alusão ao aniversário de Paranaguá, e o mundial feminino será responsável por movimentar ainda mais o setor esportivo, turístico e o comércio local“, destacou o secretário.

A Copa Mundo do Futsal Feminino terá ampla cobertura, com todas as partidas sendo transmitidas ao vivo pelo canal Mundo do Futsal no YouTube. Além disso, as duas semifinais e a grande final contarão com transmissão pelo Sportv.

Rio Branco Futsal

A equipe do Rio Branco Futsal é bastante recente. O time surgiu em 2021, mas já alcançou grandes conquistas, como o segundo lugar no Campeonato Paranaense de Futsal Feminino, em 2022, e a participação na Série Ouro da competição, em2023.

Agora, as atletas se preparam para um desafio ainda maior: a primeira competição internacional do clube. Para a professora e técnica Carolina Oliveira, o evento terá impactos em todo cenário local.

Acredito e confio que esta competição proporcionará impactos para além do cenário esportivo, e que os empreendedores da cidade, com seus respectivos estabelecimentos, também serão impactados positivamente. Mas, o maior impacto é o de realizar sonhos através do esporte. Imagino a Arena rodeada de crianças, adolescentes, até mesmo mulheres, prestigiando as equipes, delegações, tendo o momento fotográfico com atletas, profissionais e equipes. Teremos atletas mundiais que representam seus respectivos países; equipes do Brasil que nos representam mundialmente também; além de profissionais renomados na categoria feminina no futsal. Será um cenário de alta qualidade para nossa cidade”, diz.

A professora e técnica Carolina Oliveira acredita que o evento terá impactos em todo cenário local. Foto: SESPOR/Paranaguá

Carolina também fala sobre a expectativa para a competição, que está grande. Ela destaca que o time (sete atletas do Rio Branco e mais três convidadas) está passando por um processo de amadurecimento que requer um olhar para a qualidade das conquistas.

Não estou falando em resultados quantitativos, não tiro o mérito pelo qual é importante também, mas sim no amadurecimento durante este processo, pois lá na frente ele será enriquecedor para a consequência das conquistas, e a Copa Mundo, com a sua 1ª experiência, faz parte deste processo”, comenta.

A técnica revela que está vivendo um sonho. “Tenho 28 anos e estar à frente de uma equipe jovem, e poder desfrutar de uma competição mundial, é uma experiência enriquecedora e a realização de um sonho”, destaca.

Atletas de Paranaguá

O JB Litoral conversou com algumas atletas da equipe do Rio Branco Futsal sobre a expectativa para a Copa Mundo. Elas revelaram que a preparação tem sido intensa, especialmente nas últimas semanas, e que todas estão focadas em fazer um bom mundial, vestir a camisa alvirrubra com orgulho e trazer alegria para os parnanguaras.

A jogadora Maria Eduarda Souza Cruz, a Duda, tem apenas 17 anos e vai participar de sua primeira Copa, que já é mundial. “Será uma experiência nova para mim. Estou muito feliz com a oportunidade. É um sonho realizado! Nossa equipe está trabalhando muito, estou com a expectativa alta, ansiosa, porém confiante, espero realizar bons jogos, aprender mais com a equipe”, diz.

Ana Vitória Paez Neves, de 19 anos, também está ansiosa. Ela ressalta a importância da visibilidade que o evento traz para as equipes e atletas. “Também é minha primeira vez em uma competição a nível mundial, e creio que vou adquirir como experiência para levar comigo nessa minha trajetória no futsal”, comenta.

O Rio Branco Futsal participará da Copa Mundo do Futsal com 10 atletas. Foto: SESPOR/Paranaguá

Já Perola Aloha Brites, uma das atletas mais experientes do time, com 34 anos, destaca que estar em uma competição de alto rendimento com clubes de referência no futsal feminino do Brasil e do mundo é o que toda atleta sonha. “É um prazer enorme para mim e me traz muita empolgação, motivação e vai agregar ainda mais experiência/evolução na minha carreira. O confronto com equipes de fora do país, e tudo isso dentro da nossa cidade, empolga ainda mais por ser uma experiência que será dividida com o público local”, avalia.

Ela também fala sobre o quanto a competição tem potencial para estimular outras mulheres a se tornarem futuras jogadoras. “Vejo como um ganho de espaço ainda maior para a mulher dentro deste esporte que cresce, se firma e se torna cada vez mais competitivo em excelência, elevando o nível do futsal feminino de Paranaguá, do Brasil e do mundo. É empolgante participar de todo esse processo”, conclui.