Dia de Combate ao Trabalho Infantil é marcado por ações no Litoral


Por Flávia Barros Publicado 12/06/2023 às 18h56 Atualizado 18/02/2024 às 14h03

No Brasil, ao contrário de vários países no mundo que comemoram o dia dos namorados em 14 de fevereiro, por aqui a data em que os apaixonados demonstram todo seu amor aos pares é festejada em 12 de junho. Mas o dia também é reservado a um tema sério e importante: o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Desde 2007 a campanha baseia, ainda, o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, instituído por meio da Lei Federal 11.542/2007.

Em Paranaguá, uma ação conjunta, com participação das secretarias de Assistência Social (Semas), Educação (Semedi), Saúde (Semsa) e Trabalho (Semtra) levou palestras com o tema “O trabalho de crianças e adolescentes nas redes sociais” para alunos da rede municipal de ensino. “Esperamos que cada vez mais tenhamos conscientização e prevenção sobre o assunto. O ideal para as crianças é estudar e brincar”, defendeu a secretária de Educação, Tenile Xavier.

Em equipe, o ano todo

A secretária de Assistência Social, Ana Paula Falanga, ressaltou a importância da integração entre os setores para a execução dos trabalhos.
Este debate tem como objetivo a erradicação do trabalho infantil, que é uma meta global. A Semas atua de forma a monitorar as crianças e as famílias, integrando com as secretarias de Educação e Trabalho para que seja possível uma melhoria na qualidade de vida”, disse.

Os trabalhos deste Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, também teve a participação do projeto “Ministério Público do Trabalho na Escola”, o qual leva para todas as cidades do país uma ampla discussão sobre a importância de manter crianças e adolescentes afastados do trabalho, com proteção e educação. A coordenadora do projeto em Paranaguá, Luci Gonçalves, destacou que a continuidade do projeto é fundamental.

Este é um trabalho contínuo que acontece durante o ano todo nas escolas. Trabalhamos com os quartos e quintos anos para a conscientização e prevenção do trabalho infantil”, afirmou a coordenadora.

Pontal do Paraná

Já em Pontal do Paraná, a data foi marcada por um “adesivaço” a todos os servidores, efetivos e comissionados, que trabalharam com a mensagem “12 de junho – Todos juntos contra o trabalho infantil”. Na imagem que acompanha a mensagem, o símbolo da campanha e da luta contra o trabalho infantil no Brasil e no mundo: o cata-vento de cinco pontas coloridas (azul, vermelha, verde, amarela e laranja). Ele tem um sentido lúdico e expressa a alegria que deve estar presente na vida das crianças e adolescentes. O ícone ainda representa movimento, sinergia e a realização de ações permanentes e articuladas para a prevenção e a erradicação do trabalho infantil.

Além da ação com adesivos, o tema também será trabalhado ao longo dos próximos dias, em trabalhos desenvolvidos nos grupos que atendem crianças, adolescentes e jovens, nos CRAS da cidade.

Nós, enquanto gestão pública, ressaltamos a importância da data e do envolvimento de toda a sociedade, com olhar especial às nossas crianças e adolescentes. O trabalho infantil pode deixar marcas na infância que, muitas vezes, tornam-se irreversíveis e podem perdurar até a vida adulta“, ressaltou a vice-prefeita e secretária municipal de Assistência Social, Patrícia Millo Marcomini.


Guaratuba

Em Guaratuba também houve uma ação do Projeto Ministério Público do Trabalho (MPT) na Escola, que reuniu cerca de 200 alunos no Ginásio Municipal Governador José Richa, na manhã desta segunda-feira (12).

O projeto envolve mais de 1.400 estudantes matriculados nos 4º e 5º anos da rede municipal de ensino de Guaratuba. Realizado em conjunto entre MPT, prefeitura de Guaratuba, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), secretaria municipal da Educação, e colaboração das secretarias municipais do Bem Estar e Promoção Social, Esporte e Lazer, o encontro ressaltou a importância do brincar, do lazer e da segurança.

Foi uma manhã de aproximação e experimentação das modalidades esportivas para crianças e adolescentes, com atividades esportivas como voleibol, futsal, karatê, basquetebol e atletismo. Depois de aprender mais sobre o tema e participar das vivências, os alunos disfrutaram de um lanche especial preparado para a ocasião.