Educação Infantil: Crianças dos CMEIs de Guaratuba ganham kits lúdicos para aprender brincando


Por Amanda Batista Publicado 19/06/2023 às 15h02 Atualizado 18/02/2024 às 14h41

Os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Guaratuba receberam uma valiosa contribuição para enriquecer o ambiente educacional. Os kits lúdicos, entregues na última sexta-feira (16), agora fazem parte do dia a dia das crianças que, por meio deles, podem desenvolver os cinco campos de experiência presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil.

Dentre os jogos e brinquedos entregues, estão: piscinas de bolinhas, livros sensoriais, teatro de fantoches, mobiliário, livros para alunos e professores, quadros montessorianos, tapetes e outros materiais selecionados pela Secretaria Municipal da Educação.

A entrega dos kits faz parte da ampliação do nosso trabalho nos CMEIs. Investimos mais de R$ 500 mil na educação de uma forma diversificada. Para isso, consultamos os professores e coordenadores na escolha dos materiais de acordo com as necessidades de cada unidade”, explica a secretária de Educação, Fernanda Monteiro.

Benefícios

As atividades lúdicas são uma ferramenta essencial para auxiliar os educadores no acompanhamento individualizado de cada criança. Através do brincar de forma direcionada, é possível identificar habilidades já adquiridas, além de constatar áreas que necessitam de mais atenção.

Composto por atividades que estimulam os movimentos, percepção de cor, som, fala, pensamento e relações sociais, a metodologia lúdica contribui para um processo de aprendizagem espontâneo, é o que explica a coordenadora pedagógica, Karyna Brunetti Lucinda.

Desenvolver estes campos e suas habilidades tendo o lúdico enquanto metodologia pedagógica, é construir o conhecimento brincando, favorecendo o desenvolvimento global da criança. A ludicidade é uma estratégia que estimula a comunicação, criatividade, a expressão e espontaneidade”, diz Karyna.

Além disso, utilizar a ludicidade como abordagem pedagógica requer sensibilidade e uma postura afetiva por parte dos educadores, além de embasamento teórico.

Com professores capacitados e os materiais de apoio, a gente já começou a estimular o aprendizado em diversas disciplinas, até no inglês, que faz parte grade curricular a partir do quarto ano. Esses materiais também serão utilizados no nosso projeto Bebeteca, em que são leituras e atividades lúdicas dentro da sala de aula”, salienta a secretária de Educação.

Vale ressaltar que a ludicidade não é apenas uma experiência restrita ao ambiente escolar, mas pode influenciar positivamente o indivíduo ao longo de sua vida adulta.