Em breve, Matinhos contará com serviço veterinário itinerante


Por Amanda Batista Publicado 23/09/2023 às 12h20 Atualizado 19/02/2024 às 00h24
Animais serão castrados em serviço itinerante disponibilizado por empresa vencedora da licitação. Foto: AEN.

Matinhos está prestes a dar um passo importante no cuidado com animais de estimação e na luta contra a superpopulação de cães e gatos nas ruas. Em agosto, o Município abriu o Pregão Eletrônico nº 095/2023, no valor máximo de R$ 1,4 milhão, com o objetivo de selecionar uma empresa para prestação de serviços de acompanhamento e castração de animais.

No dia 5 de setembro houve a abertura das propostas e, agora, a administração municipal está em processo de decisão para determinar qual será a empresa responsável pelo serviço.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Sérgio Cioli, Matinhos enfrenta um problema sério de aumento de cães e gatos abandonados nas ruas da cidade. Muitos deles não têm acesso aos cuidados básicos necessários para sobreviver.

A superpopulação de cães e gatos de rua não apenas é prejudicial para os próprios animais, mas também aumenta o risco de transmissão de doenças, tanto entre eles quanto para os seres humanos”, diz o secretário ao JB Litoral.

Como vai funcionar

O atendimento será realizado em cães e gatos de 0 a 8 anos de idade e seguirá critérios rigorosos para garantir que apenas animais clinicamente saudáveis sejam submetidos às cirurgias.

O castramóvel, como é chamado, realizará cirurgias de ovariosalpingohisterectomia em fêmeas (remoção de ovários, tubas e útero) e orquitectomia em machos (remoção dos testículos). Esses procedimentos, além de contribuírem para o controle populacional, também visam melhorar a saúde dos animais.

Além disso, o serviço incluirá um acompanhamento veterinário pós-cirúrgico, com a administração de medicamentos antimicrobianos e analgésicos, realização de curativos, retirada de pontos e/ou suturas quando necessário, e aplicação de vacina antirrábica.

Para garantir que tudo seja feito da maneira mais cuidadosa e ética possível, apenas os cães e gatos previamente cadastrados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente serão submetidos aos procedimentos cirúrgicos. Todos os serviços serão totalmente gratuitos para o público que atender aos critérios estabelecidos pela pasta.

O cadastramento de animais será por meio do CadÚnico. Também será feita uma avaliação, para sabermos se o animal está em condições de fazer a cirurgia, além de uma visita técnica aos tutores para constatarmos a renda da família, já que o serviço é voltado para os pets da população carente e animais de rua”, afirma Cioli.

Secretário de Meio Ambiente, Sérgio Cioli, fala sobre importância de controlar natalidade dos animais de rua. Foto: Rafael Pinheiro/ JB Litoral.

Prevenção contra abandono

Além da castração, o projeto ainda prevê a implantação de microchips em animais para prevenir o abandono de filhotes e melhorar a saúde deles e dos moradores da cidade, que terão menos riscos de contrair doenças como raiva, sarna, giardíase, toxoplasmose, entre outras.

A questão do chip é para que possamos monitorar os animais e ter um controle se ele foi castrado, se está vacinado, bem de saúde etc. Outra contribuição é que também poderemos saber se um animal está perdido ou foi abandonado pelos tutores”, conclui o secretário.