Em crescimento, frota da Saúde de Pontal do Paraná passa a contar com mais uma van para transporte de passageiros


Por Flávia Barros Publicado 27/09/2023 às 10h28 Atualizado 19/02/2024 às 00h47

Os pacientes de Pontal do Paraná que precisam fazer tratamentos, exames e consultas via Sistema Único de Saúde (SUS) em outras cidades terão mais conforto para realizar os trajetos. Isso porque a Secretaria de Saúde de Pontal do Paraná recebeu, na última sexta-feira (22), uma nova van para o transporte de pacientes. O veículo é uma Mercedes-Benz Sprinter 417, com capacidade para 15 pessoas, e foi adquirido com recursos provenientes da Resolução Sesa 933/2021 e da contrapartida do município, sendo R$ 170 mil da Secretaria de Estado da Saúde e outros R$ 173 mil da Prefeitura.

Mais veículos


O prefeito, Rudisney Gimenes Filho, o Rudão Gimenes (MDB) ressalta que a van é uma das melhorias da frota, que vai ganhar mais veículos até o final de 2023.

O ideal seria termos todos os serviços disponíveis no município, mas sabemos que isso não é possível, então nós temos que pegar a estrada. Desde o início da gestão, adquirimos sete veículos; sendo duas ambulâncias, veículos baixos e de transporte de medicamentos”, disse Rudão, no ato de entrega da van.

Temos mais uma resolução da Sesa, em que virão mais uma ambulância e o micro-ônibus, mas para ambos será necessário contrapartida, por isso precisamos do apoio dos vereadores com as emendas impositivas. E uma outra resolução que vai permitir adquirir mais uma ambulância, um micro-ônibus e uma saveiro”, completou.

Como funciona o transporte de pacientes


Em Pontal do Paraná, a frota do transporte sanitário está dividida em três rotas:

  • Rota 1: composta por uma van com 14 lugares, que leva os pacientes para Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), em que a maioria é atendida no Hospital Rocio. O veículo sai de Pontal às 3h30 da manhã, após pegar os pacientes em casa.
  • Rota 2: um ônibus de 44 lugares, que faz o percurso pelo centro de Curitiba e Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul, na RMC, com saída de Pontal também às 3h30. 
  • Rota 3: van de 14 lugares que faz toda a RMC e atende aos pacientes que têm atendimento mais tarde.

Por exemplo, se o paciente tem um horário de atendimento às 12 horas, o prefeito entendeu que não era viável que ele fosse na rota de 3h30, pois esperaria muito tempo até ser atendido, então essa van sai mais tarde”, explicou Bruno Branco, diretor de Transportes de Pontal do Paraná.

Essa nova van substituirá a da rota 3, que passará a atender só pacientes oncológicos para melhor conforto, sabendo que os horários de radioterapia e quimioterapia são rápidos em Curitiba, e os pacientes não vão ficar muito tempo aguardando os carros. A van buscará o paciente em casa para melhor conforto”, disse Bruno, ao JB Litoral.

A nova van para o transporte de pacientes é uma Mercedes-Benz Sprinter 417, com capacidade para 15 pessoas. Foto: Prefeitura de Pontal do Paraná

Os carros


Atualmente, a frota da Saúde municipal conta com quatro carros destinados pela secretaria que levarão os pacientes para tratamento em Curitiba.

A prioridade dos nossos carros é o transporte de pacientes com câncer, crianças e outros casos com dificuldades de locomoção. Cada caso é avaliado nas UBSs e é colocado em uma planilha que chega até o Transporte e, assim, fazemos as distribuições dos carros e pacientes” detalhou o diretor.
Temos também o carro para levar os pacientes oncológicos que fazem tratamento em Paranaguá e mais um veículo para transportar as crianças autistas que fazem terapias em Paranaguá. Esses veículos funcionam todos os dias, inclusive aos sábados para os oncológicos”, completou Bruno Branco.

Outros cinco carros estão nas Unidades Básicas de Saúde (Canadá, Ipanema, Shangri-lá e Pontal do Sul) e na Colônia Pereira, com motorista que leva a população no deslocamento até Pontal, nas necessidades de saúde.
Segundo a gestão, os veículos são usados na atenção primária, visitas de enfermeiros e agentes de saúde.

Ambulâncias


A rede municipal é atendida por quatro ambulância (atualmente uma está em manutenção). Duas ficam nas unidades 24 horas e as demais são utilizadas para deslocamento de pacientes acamados.