Em Guaratuba, ação integrada busca identificar e dar assistência para pessoas em situação de rua


Por Redação Publicado 03/01/2024 às 17h23 Atualizado 19/02/2024 às 09h44

Na manhã desta quarta-feira, 3, uma ação integrada na cidade de Guaratuba, buscou identificar e dar atendimento assistencial às pessoas em situação de rua. A iniciativa contou com a participação da Polícia Militar do Paraná (PMPR), da Polícia Penal do Paraná (PPPR) e de várias secretarias municipais (Secretaria do Bem-estar Social, Secretaria de Segurança Pública e Secretaria de Urbanismo).

Neste período de temporada de verão, em que muitos turistas visitam o litoral paranaense, centenas de pessoas em situação de vulnerabilidade social também chegam à região e, não tendo onde se abrigar, permanecem nas ruas, evidenciando um problema social grave. De acordo com as informações divulgadas pelo Setor de Comunicação Social do 9º Batalhão, nesse sentido, o poder público se mobilizou buscando ações práticas para o enfrentamento do problema,

O 1º tenente André Felipe Satel, subcomandante da 3ª Companhia do 9º BPM, destaca que o objetivo da ação foi identificar e encaminhar essas pessoas para os serviços de assistência social do município. “Nós queremos dar uma oportunidade para essas pessoas, que muitas vezes estão envolvidas com drogas, álcool ou violência, de terem o atendimento adequado. Por isso, orientamos a população para que não deem esmolas, mas sim, direcionem esse público para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

De acordo com o balanço da ação, foram abordadas 29 pessoas em situação de rua, sendo 26 homens e 3 mulheres. Uma das abordagens resultou em encaminhamento para confecção de Termo Circunstanciado por porte de drogas para consumo pessoal. Conforme o tenente Satel, a ação deverá continuar acontecendo durante todo o período da temporada, visando trazer mais segurança e tranquilidade para os moradores, comerciantes e turistas que visitam o litoral do Paraná.