Encontro de Fuscas de Antonina será incluído no Calendário Oficial do Município; Encontro de Motocicletas caminha para a mesma direção


Por Luiza Rampelotti Publicado 16/06/2023 às 11h49 Atualizado 18/02/2024 às 14h28

Na sessão de segunda-feira (6), o Projeto de Lei 024/2023, que inclui no Calendário Oficial de Eventos de Antonina o Encontro de Fuscas, realizado sempre no mês de abril, foi aprovado pela Câmara de Vereadores. Agora, o PL segue para sanção do prefeito José Paulo Vieira Azim (PSD), o Zé Paulo.

O Encontro de Fuscas é um evento organizado pelo Movimento Viva Mais Antonina, este último idealizado por um grupo de amigos há cerca de oito anos. De lá para cá, diversas ações foram promovidas pela entidade, em busca de atrair turistas para a cidade.

O antoninense Enzo Gouveia Nicastro relembra como tudo começou. “Um dia o Jorge Calafate passou pela Feira Mar e viu um pessoal remando com caiaque. Ele passou lá na minha oficina e conversou sobre isso, contou que teve a ideia de fazer passeios de caiaque na baía. Gostei da ideia, conversamos com outros três amigos e começamos a organizar os passeios”, conta.

O que ele não esperava era que um pequeno grupo de amigos realizando passeios de caiaque poderia estimular tanto o turismo na cidade. “A gente sempre quis atrair turistas para Antonina, mas não esperávamos que seria algo tão grande. A coisa foi crescendo, depois fizemos passeios de carrinho de rolimã, encontro de fuscas, encontro de motocicletas, e o movimento foi tomando corpo”, diz.

Hoje, além dos cinco amigos, o grupo é composto por outras 11 pessoas voluntárias que auxiliam na idealização e organização dos eventos. O Movimento Viva Mais Antonina já é reconhecido por sua contribuição para a movimentação da economia, comércio e do turismo local.

Seu Enzo Nicastro é um dos idealizadores do Movimento Viva Mais Antonina, responsável pela realização do evento. Foto: Reprodução/Redes Sociais


Encontro de Fuscas


Em 2022, o Movimento promoveu o 1º Encontro de Fuscas de Antonina, onde reuniu cerca de 400 veículos para exposição, lotando a Avenida Carlos Gomes da Costa, a famosa Avenida do Samba. No 2º Encontro, em abril deste ano, devido às condições climáticas, a quantidade de visitantes foi menor, mas o comércio local pôde se beneficiar igualmente.

Para o ano que vem, contando com a inclusão do evento no Calendário Oficial do Município, a expectativa é de que cerca de 500 fuscas – tanto de moradores quanto de outros apaixonados pelo modelo, que vivem em outras cidades – participem.

Além do Encontro de Fuscas, o Movimento também promove o Encontro de Motocicletas que, em agosto deste ano, estará em sua 3ª edição. Um Projeto de Lei que busca incluir também esse evento no Calendário Oficial já está tramitando na Câmara de Vereadores.

Na última edição, em agosto do ano passado, mais de 3.600 motocicletas compareceram. A maior parte foram de participantes vindos de Curitiba e região, bem como das demais cidades do Litoral.

No Encontro de Motocicletas, que também aconteceu na Avenida do Samba, aquele lugar lotou, não havia espaço para andar. Todos os restaurantes ficaram cheios de tantas pessoas que vieram participar. Então, também é um benefício para a nossa cidade, para os nossos comerciantes”, comenta Enzo.


Apoio da Prefeitura e dos comerciantes locais

Com os eventos sendo incluídos no Calendário Oficial do Município, isso significa que o Poder Municipal poderá auxiliar na organização das ações. Mas Enzo faz questão de destacar que, desde o início, a Prefeitura sempre apoiou todas as iniciativas, mesmo sem a obrigação legal.

Eles sempre nos ajudaram, desde o começo, porque o nosso grupo não tem condições financeiras de bancar um evento desse. A Prefeitura nos ajuda com palco, banheiro químico, segurança, iluminação, som, um apoio muito importante. E agora parece que vão poder contribuir ainda mais. Estamos muito felizes, pois sem o apoio do Poder Municipal não conseguiríamos”, afirma.

O empresário, dono de uma oficina mecânica há 22 anos na cidade, relembra que, inicialmente, os integrantes do Movimento Viva Mais Antonina buscavam apoio com outros comerciantes que, a princípio, ficavam receosos em ajudar.

Os comerciantes corriam da gente”, conta aos risos. “Mas depois do sucesso das primeiras edições, são eles que nos procuram para também ajudar. É sinal de que a coisa foi produtiva e que está tendo resultados positivos”, completa Enzo.

Satisfação

Embora o senso comum diga que as pessoas na terceira idade querem mais é descansar, a verdade é que, para Enzo, manter-se ativo e com a mente cheia de planos e ideias é o que o mantém com qualidade de vida. Aos 62 anos, ele tem energia para participar incansavelmente da organização de cada evento do Movimento.

Não é incômodo nenhum, pelo contrário, é esse tipo de coisa que fazemos que nos dá muita satisfação. Quando vemos a economia da cidade girando, aquela quantidade de pessoas em nosso município, o pessoal dizendo que foi muito legal; isso nos enche de gratidão e satisfação”, comenta. 

Em reconhecimento à contribuição do Movimento Viva Mais Antonina, a Câmara também irá oferecer o Título de Honra ao Mérito à entidade. “O Movimento, além de promover atividades diversificadas, também proporciona movimentação no turismo, cultura e gastronomia, gerando grande circulação no comércio e turismo”, diz o vereador Paulo Broska (PSDB), autor do Pedido de Decreto Legislativo que confere o título.

Isso mostra que estamos fazendo a diferença na cidade, que nosso projeto está surtindo efeito”, diz Enzo.

Para a vereadora Elizandre Rodrigues Machado (PSD), autora do Projeto de Lei que inclui o Encontro de Fuscas no Calendário Oficial, as ações do Movimento “combinam perfeitamente com o potencial turístico e histórico de Antonina, devendo ser apoiados pelo Poder Municipal”.