Expedicionário do Exército completa seu centenário e recebe homenagens em Antonina


Por Diogo Monteiro Publicado 17/08/2021 às 18h47 Atualizado 16/02/2024 às 10h29

Nesta terça-feira (17), o Expedicionário do Exército, 2ª Tenente Hermano Ferreira Martins, completou seu centenário. O aniversário do ex-combatente que lutou em Nápoli, na Itália, foi celebrado com homenagens e a participação da banda do Exército. A cerimônia ocorreu na tarde desta terça, na casa do pracinha, que contou com a presença de policiais da 3ª Companhia do 9º Batalhão de Polícia Militar do Paraná, em Antonina.

História de bravura em vida

Hermano é o único expedicionário vivo e se tornou um dos vitoriosos da Batalha de Monte Castelo, que foi travada ao final da Segunda Guerra Mundial, entre as tropas aliadas e as forças do Exército Alemão, que tentavam conter o seu avanço no Norte da Itália.

A batalha marcou a presença da Força Expedicionária Brasileira (FEB) no conflito, que se arrastou por três meses, de 24 de novembro de 1944 até 21 de fevereiro de 1945, durante os quais se efetuaram seis ataques, com grande número de baixas brasileiras, devido a vários fatores. Quatro dos ataques não tiveram êxito, por falhas de estratégia, mas o conflito chegou ao seu fim em 21 de fevereiro de 1945, com a vitória dos aliados, a derrota dos alemães e a tomada de Monte Castello por tropas brasileiras.

Medalhas recebidas

O Expedicionário recebeu das mãos do Tenente Coronel Murillo, da 5ª Região Militar, a Medalha Sangue do Brasil, criada por intermédio do Decreto-Lei nº 7.709, de 5 de julho de 1945, com a finalidade de agraciar oficiais, praças e civis que tenham se destacado no teatro de operações da Itália, durante a Segunda Guerra Mundial, e que ali tivessem sido feridos em consequência de ação objetiva do inimigo.

O Major Martins Lima, da 5ª Divisão de Exército, homenageou seu Hermano com a Medalha da Vitória, condecoração brasileira que foi criada pelo Decreto nº 5.023, de março de 2004, em reconhecimento à atuação do Brasil em defesa da liberdade e da paz mundial, em especial na Segunda Guerra Mundial.

Confira o parabéns executado pela Banda da 5ª Companhia do Exército Brasileiro