Fé e vacina: com reforço no incentivo à imunização, Guaratuba irá vacinar população contra a Gripe e Covid-19 na Festa do Divino


Por Flávia Barros Publicado 19/07/2023 às 01h54 Atualizado 18/02/2024 às 17h34
festa do divino guaratuba
Fieis poderão se vacinar no Stand da secretaria municipal da Saúde. Foto: Reprodução/ Festa do Divino Guaratuba

Quem for participar da programação no último final de semana da tradicional Festa do Divino, em Guaratuba, vai poder aproveitar e se vacinar contra a Gripe (acima de 6 meses) e Covid-19 Bivalente (acima de 18 anos). A ação da Prefeitura de Guaratuba é organizada pela secretaria municipal da Saúde e acontecerá sábado (22) e domingo (23), das 11h às 18h, no Stand da Saúde (logo após à entrada principal). Além das vacinações, outros serviços serão realizados pelos profissionais da saúde, como aferição de pressão arterial e testes de glicemia.

Campanha

A ação de Guaratuba foi divulgada pela Prefeitura nessa terça-feira (18), dois dias após o Governo do Paraná lançar uma nova campanha para incentivar a vacinação no estado. Considerado uma referência na cobertura vacinal no Brasil, nos últimos anos o Paraná vem sofrendo um declínio na procura por vacinas, a exemplo do que ocorre em todo o território nacional.

Entre os principais fatores apontados pelo governo, como relacionados ao não atingimento das metas anuais, estão o medo de eventos adversos, medo de agulhas, falta de percepção de risco em relação às doenças, além da disseminação de fake news do movimento antivacina, que cresceu durante a pandemia da Covid-19.

Publicidade

A peça publicitária que vem sendo divulgada na televisão, rádio, anúncios em jornais e peças digitais mostra que a vacinação é segura e eficiente, além de ser uma solução barata com grande ganho para a saúde pública. O objetivo é reforçar a importância de se imunizar e mostrar com clareza os benefícios de todas as vacinas, em todas as idades.

O Brasil já foi referência mundial em imunização, graças a ações como o Plano Nacional de Imunização (PNI), mas tem observado uma queda na cobertura vacinal nos últimos anos. De acordo com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), entre 2019 e 2021, houve redução de 93,1% para 71,49% no índice de crianças brasileiras vacinadas com a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, e de 84,2% para 67,7% na vacinação contra a poliomielite.

A cobertura imunológica contra a poliomielite no Paraná, por exemplo, passou de 90,5% em 2015, para 83,25% em 2022. No mesmo período, a aplicação da BCG, que protege contra a tuberculose, reduziu de 101%, vacinando mais do que a população prevista para aquele ano, para 87,5% no ano passado.