Festival ‘Paranaguá Mais Cores’ leva 200 m² de arte urbana para quatro cidades do Litoral


Por Luiza Rampelotti Publicado 28/11/2022 às 14h11 Atualizado 17/02/2024 às 22h39

Desde o último dia 21, o Litoral do Paraná está sendo contemplado pelo festival ‘Paranaguá Mais Cores’, que leva mais de 200 metros quadrados de arte urbana para a região. As cidades de Guaratuba, Matinhos, Morretes e Paranaguá estão recebendo murais de 12 artistas urbanos, com temáticas ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Os temas dos murais falam sobre o consumo sustentável, mudanças climáticas, igualdade, inovação e diversidade. O intuito é fomentar a cadeia produtiva cultural da região através das pinturas urbanas que buscam valorizar os costumes, preservar a memória e a confiança dos caiçaras.

Para Giusy de Luca, uma das produtoras à frente da iniciativa, a proposta ainda ajuda no resgate da autoestima da população local. “É importante estar alinhada a projetos que tenham consciência social e ambiental e que visem revitalizar espaços urbanos para garantir que a população local se orgulhe do lugar onde vive”, diz.

Festival promove oficinais com escolas locais. Na semana passada, alunos da Escola Eva Cavani, em Paranaguá, foram apresentados à arte urbana. Foto: Divulgação

O projeto Paranaguá Mais Cores começou em 2019, através da iniciativa de artistas do Litoral que viram a possibilidade e a necessidade de colocar arte na rua, uma vez que o município possuía poucas intervenções urbanas na época. Três anos depois, a iniciativa já coloriu 25 murais, tendo recebido ampla aceitação por parte da comunidade local.

A organização explica que, através da arte nos muros, Paranaguá passou a ser valorizada e revitalizada. Além disso, o projeto foi um dos responsáveis pela realização do maior painel de arte urbana do litoral paranaense, realizado em 2021, no Aquário de Paranaguá.

O artista Giovanni Negromonte, um dos idealizadores do projeto, conta que a arte urbana é a maneira mais democrática de levar arte à população da região. “Ao colocar a arte no espaço público, torna-se possível o acesso da população à identidade local, democratizando o acesso à arte, que se estabelece no caminho para escola, na ida ao trabalho, na caminhada pela cidade“, comenta.

A iniciativa ainda prevê oficinas de arte urbana a serem ministradas em sete escolas do Litoral, no intuito de fomentar a maior integração entre arte e comunidade. “As oficinas acontecem ao final do projeto, oportunidade para que o Paranaguá Mais Cores apresente às crianças e jovens o contato inicial com o mundo da arte”, conclui Negromonte.

*Com informações da Assessoria de Imprensa