Fim de março é marcado por inauguração de escolas e entrega de materiais aos alunos de Paranaguá


Por Cleverson Teixeira Publicado 30/03/2024 às 17h54

Cerca de 330 alunos de Alexandra, em Paranaguá, começam a escrever um novo capítulo da história da educação. Na última quinta-feira (28), o município inaugurou o Complexo Educacional e a Escola Municipal Tiradentes, com uma extensão em torno de 1.500 m². Essa ação ampliará o número de vagas e ofertará, segundo a Prefeitura, um ensino completo e dinâmico.

Com isso, foram investidos mais de R$ 5,6 milhões na construção de seis salas de aula, salas administrativas, de artes, de informática e multiuso, biblioteca, além de uma quadra poliesportiva. Serão atendidos, no novo espaço – a partir desta segunda-feira (1º) – alunos dos Ensinos Infantil e Fundamental.

Para a secretária de Educação do município, Tenile Xavier, a idealização do complexo faz parte de um processo que envolve diversas equipes. Além disso, ela destacou a qualidade do ensino que será oferecido à comunidade local.

Está inauguração é o fruto do trabalho de muitos profissionais, que fizeram, todos os dias, o seu melhor. Hoje, o espaço educacional é inaugurado e irá ofertar educação de qualidade, transformando a vida nesta região”, relatou a secretária.

Assim como Tenile, o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque (PSD), também reforçou o tipo de ensino que será proporcionado aos alunos de Alexandra e contou sobre a sua ligação com a região. “Tenho um carinho muito grande por Alexandra. Caminhei junto com o meu pai por estas ruas. Chegou a vez de transformar a Escola Tiradentes. Hoje é um dia muito especial para a região, que terá um complexo moderno, aumentando a qualidade do ensino”, descreveu Roque.

Em anos anteriores, as instalações da Escola Tiradentes e do Colégio Estadual do Campo eram compartilhadas. Diante disso, o prefeito aproveitou para salientar as mudanças realizadas com a criação do complexo, que só atenderá aos alunos da Rede Municipal. “Todo esse cenário mudou. As oportunidades serão ampliadas, tanto para o Município quanto para o Estado, que sairá de 4 salas de aula para 11”, destacou.



Entrega de kits escolares


Dois dias antes da inauguração do complexo educacional em Alexandra, a Prefeitura de Paranaguá realizou a entrega de 17 mil kits escolares para os estudantes da rede. As Escolas Municipais José de Anchieta, na Vila Guarani, e Graciela Elizabete Almada Diaz, na Ilha dos Valadares, foram as escolhidas para dar início à entrega.

O investimento, que soma mais de R$ 1,3 milhão, foi destinado aos Ensinos Infantil, Fundamental, Educação Especial e de Jovens e Adultos (EJA). Os kits são compostos por cadernos, agenda, lápis, canetas, apontador, massa de modelar, giz de cera, borracha, cola, tesoura, garrafas de água e outros materiais.

A diretora Jocimara Alves do Carmo Belo, responsável pela Escola Graciela Elizabete Almada Diaz, agradeceu – em nome de outras instituições de ensino –o recebimento dos objetos escolares. “Quero agradecer ao Município de Paranaguá, em nome das escolas aqui da Ilha dos Valadares, do Continente e de todas as diretoras, por esse presente. Saibam que as crianças estavam ansiosas pelos kits”, disse Jocimara.

Já Tenile Xavier enfatizou a importância desse tipo de investimento para o ramo educacional. Conforme ela, essa ação envolve cuidado com os estudantes do município parnanguara.

Fizemos apenas uma entrega simbólica. O investimento em educação é um retorno garantido. Então, quando trazemos o material escolar, não é só para fazer uma foto, é para podermos demonstrar o cuidado da gestão, para que as nossas crianças tenham as mesmas oportunidades. Tenho certeza de que todos eles farão um bom uso”, afirmou a secretária de Educação de Paranaguá.

Encerrando a solenidade de entrega dos kits escolares, Marcelo Roque pontuou o caminho percorrido pela Prefeitura até os materiais chegarem às escolas. Ele enalteceu o departamento de licitação da Prefeitura.

Temos que agradecer à comissão de licitação, que é praticamente o coração da nossa administração. Se ela não fizer a máquina rodar, não conseguimos desenvolver o município. Nós tivemos pressa, pois pegamos carona em uma ata de registro de preço, referendada pelo Governo Federal, para mantermos o prazo de entrega e a economia de um material de qualidade”, discursou o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *