Força Verde fiscaliza propriedades em ação da Operação Mata Atlântica em Pé


Por Redação Publicado 22/09/2023 às 10h39 Atualizado 19/02/2024 às 00h17

Na quinta-feira (21), policiais militares do 2º Pelotão da 1ª Companhia do Batalhão Ambiental – Força Verde (BPAmb-FV), com sede na cidade de Paranaguá, participaram de diligências envolvendo a Operação Mata Atlântica em Pé VII.

Na ocasião, as equipes deram atendimento a informações repassadas através do Alerta MapBiomas sobre desmatamento ilegal nos municípios de Tijucas do Sul e Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba.

Na primeira ação, a equipe da PM Ambiental constatou o desmatamento em uma propriedade, onde foram constatados mais de três áreas de corte de vegetação secundária em estágio médio de regeneração.

As áreas degradadas totalizaram cerca de 8,0 hectares. A equipe identificou o proprietário por meio do Cadastro Ambiental Rural, contudo, mesmo efetuando diligências, ele não foi localizado.

Na outra situação, os policiais constataram crime ambiental através do dano em vegetação nativa e indícios do corte de pinheiro araucária, indicando vegetação secundária em estágio médio de regeneração, totalizando 3,15 hectares sem autorização do órgão ambiental competente.

O proprietário também foi identificado por meio do Cadastro Ambiental Rural.

OPERAÇÃO

A Operação Mata Atlântica em Pé é uma ação conjunta entre os Ministérios Públicos dos estados e demais órgãos ambientais envolvidos. As atividades buscam combater o desmatamento e recuperar áreas degradadas desse bioma em todo o país.

As ações de fiscalização ocorrem simultaneamente em 17 estados da Federação que possuem cobertura desse ecossistema. As vistorias prosseguem até 29 de setembro, quando serão contabilizadas as áreas desmatadas e identificadas as infrações.