Guaraqueçaba dá início à linha de ônibus municipal, com funcionamento às segundas, quartas e sextas-feiras
Na sexta-feira (11), a linha municipal de transporte de Guaraqueçaba começou a funcionar em fase de teste. Durante o período, o ônibus será gratuito, com trajeto que inclui a linha Potinga – Guaraqueçaba, e linha Guaraqueçaba – Antonina.
O percurso da linha Potinga será feito toda segunda e sexta-feira, com embarque na lanchonete Corina, às 8h, e retorno às 16h. Já a linha Guaraqueçaba – Antonina será feita apenas as quartas-feiras, com saída às 6h, na Graciosa, e retorno às 16h, no Terminal Rodoviário de Antonina.
O secretário municipal de Transporte e Obras, Douglas Colombes Costa, explica que o funcionamento do transporte municipal sofrerá ajustes conforme forem sendo observadas as necessidades. “Estamos motivados com o início da linha municipal, mas existem variáveis a serem analisadas. Como é a primeira vez que esse tipo de serviço é oferecido no Município pela Prefeitura, certamente teremos ajustes a fazer, pois o serviço é complexo e muito desafiador. Tudo é novo, iremos aprender com o tempo, sempre evoluindo para melhor atendimento da população que tanto precisa”, diz.
Relembre
Desde abril deste ano, Guaraqueçaba não conta mais com nenhuma linha de ônibus intermunicipal. Até então, quem realizava o transporte de passageiros entre a cidade e o município vizinho, Antonina, era a Viação Graciosa, que solicitou a desistência na continuidade da prestação do serviço.
De acordo com a prefeita Lilian Ramos Narloch (PSC), os principais prejudicados com a falta de transporte público que conecte o município a outras regiões são os próprios moradores. Para chegar à cidade, existe apenas uma única estrada, a PR-405, que tem aproximadamente 100 km de extensão de via, com sua maior parte formada por chão batido, em péssimas condições. Também é possível fazer o trajeto por via marítima.
Guaraqueçaba é um dos redutos de Mata Atlântica mais bem preservados do Paraná e é composta por diversas ilhas e 14 comunidades rurais, o que dificulta o acesso ao centro municipal, que também não possui variedade de serviços. Devido a pouca opção de comércios e atendimentos de bancos, farmácias etc., parte da população utilizava o ônibus que conectava a cidade à Antonina para fazer compras, por exemplo, no município vizinho.
Em junho, a Prefeitura e o Governo do Paraná assinaram um convênio para transferência de R$ 700 mil para a aquisição de um ônibus rodoviário, com o intuito de atender as comunidades rurais e povos tradicionais do município.
Um ônibus só não é suficiente
Após toda burocracia necessária para a efetiva aquisição e implantação do serviço de transporte municipal, o ônibus passou a circular na sexta-feira (11). “Um ônibus somente não é suficiente para suprir as necessidades dos usuários. É um fardo bem pesado. Porém, neste momento, o objetivo é minimizar o problema de não se ter linhas diárias, fazendo com que as pessoas possam se locomover entre as comunidades e chegar até a cidade, bem como ir à Antonina, para aqueles que precisam resolver algum tipo de problema na cidade vizinha”, explica Douglas Colombes.
Ele diz que a Prefeitura está estudando maneiras de sanar as deficiências do município para que seja mais atrativo para os moradores da área rural se dirigirem até a sede. “Desta forma, conseguiremos reter nossa linha municipal somente dentro de Guaraqueçaba, beneficiando o comércio local e fazendo com que o dinheiro gire dentro da cidade, e não que saia dela”, conclui.