Guaraqueçada debaixo d’água: comunidades estão isoladas e até sem luz


Por Flávia Barros Publicado 28/11/2022 às 22h10 Atualizado 17/02/2024 às 22h45

Com a chuva que não para de cair desde sexta-feira (25), com mais intensidade desde a noite de domingo (27), a Defesa Civil de Guaraqueçaba em conjunto com secretarias da cidade está se desdobrando para atender à população. Rios que cortam o município subiram e impedem a circulação pelas estradas, travando o deslocamento e dificultando o socorro de quem precisa de atendimento médico.  

Tivemos uma paciente com mais gravidade na comunidade quilombola de Batuva, como não tinha condições do helicóptero chegar, tentamos ir com um caminhão, por causa da enchente, mas não passou, só conseguimos de voadeira. Quando encontramos os moradores, eles já tinham percorrido 3 km com a paciente, primeiro em uma rede e depois de canoa. Fizemos o resgate e ela foi para Paranaguá”, explicou ao JB Litoral o diretor da Defesa Civil de Guaraqueçaba, Gilberto França De Arruda.

COMUNIDADES ISOLADAS

Ainda segundo a Defesa Civil, os impactos da chuvarada estão sendo sentido desde a Sede até as comunidades rurais. “Na comunidade do Potinga, também está fechada a estrada, os rios de Tagaçaba, Açungui, Guaraqueçaba e Bananal, todos esses rios encheram muito e invadiram as estradas que dão acesso às comunidades. Estamos em contato com essas comunidades e monitorando os níveis dos rios”, disse Arruda

SEM LUZ E SEM ACESSO

Além de todas as dificuldades em decorrência das enchentes, a comunidade de Rio Verde ainda está sem luz e a Copel não consegue chegar. Única via que liga Guaraqueçaba ao estado, a PR-405 também está sem condições de trafegar. “Se parasse de chover talvez tivesse como voltar a passar pela rodovia na terça-feira (29) à tarde, mas do jeito que está, com a chuva aumentando agora à noite, provavelmente continuaremos isolados por terra”, finalizou o diretor.  
MAIS CHUVA

Apenas nesta segunda-feira (28) choveu 44.3 mm em Guaraqueçaba, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR). A previsão é de mais chuva para esta terça-feira (29), mas com volume menor, previsto em cerca de 30 mm.