Hemepar Paranaguá convida população para doar sangue e contribuir o ano inteiro com a iniciativa que salva vidas


Por Amanda Batista Publicado 14/06/2023 às 16h44 Atualizado 18/02/2024 às 14h15
Hemepar Paranaguá doação de sangue

Nesta quarta-feira (17), é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, uma data que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue, além de homenagear aqueles que contribuem para salvar vidas durante o ano inteiro. Com o lema “Doe sangue, doe plasma, compartilhe a vida, compartilhe com frequência”, a iniciativa busca enfatizar a necessidade contínua de doações, uma vez que os bancos de sangue enfrentam quedas no estoque em períodos festivos e durante épocas propensas à proliferação de doenças virais, como a gripe e a dengue.

Para falar sobre as doações na região, o JB Litoral conversou com Nádia Cristina Trada, assistente social da Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) de Paranaguá, responsável por atender doadores dos sete municípios do Litoral.

Nádia conta que a cada doação, em que são coletados cerca de 450 ml de sangue, é possível salvar até 4 vidas e que a coleta é determinante tanto para situações de emergência quanto para pacientes que possuem doenças crônicas como calcemia, anemia falciforme e hemofilia.

As pessoas costumam achar que o sangue serve apenas para cirurgias, acidentes, mas existem doenças crônicas que fazem o paciente precisar de transfusão pelo menos uma vez ao mês e em caso uma delas é necessária a doação de até seis doadores“, ressalta.

O estagiário do Centro Municipal de Educação Infantil Sathie Midorikawa, Augusto Emanoel de Oliveira, fala sobre a experiência de ser um doador pela primeira vez. Ele diz que, de início, ficou assustado com o tamanho da agulha, mas logo conseguiu controlar o nervosismo e contribuir com a causa.

É minha primeira vez doando e estava com um pouco de receio porque meu irmão veio e disse que doía, mas daí minha namorada me incentivou e a gente veio mesmo assim. Eu estava ansioso por causa da dor e da agulha, mas foi tranquilo, com certeza vou doar outras vezes”, afirma.

Doações o ano inteiro

A assistente social também destaca o papel do UCT para os moradores do Litoral e até para a região metropolitana de Curitiba. Ela explica que quando o estoque fica baixo, geralmente em períodos festivos em que há diminuição de doações e aumento de acidentes, eles precisam recorrer à sede de Curitiba.

Quando não temos sangue aqui, precisamos pegar de Curitiba. Porém, fazemos o máximo para manter nosso estoque sempre em dia, com capacidade para atender os moradores do Litoral porque a demanda de Curitiba é imensa, e quando a gente pega doações de lá, acaba gerando um desfalque”, afirma.

Quando alguém sofre um acidente, é comum os amigos e a família fazerem campanhas para arrecadar sangue. Contudo, Nádia explica que o sangue da transfusão já foi preparado e analisado, então não adianta doar “de última hora”, é preciso doar durante o ano inteiro.

A gente nunca sabe o momento que um de nós ou um familiar vai precisar do sangue, então temos que criar esse hábito de solidariedade e ajudar mesmo sem saber a quem você está doando. Por isso fazemos um apelo para que as pessoas se sensibilizem e não esperem acontecer algo com um familiar para resolver doar”, destaca.

A assistente de qualidade da Rocha Terminais Portuários e Logística, Eduarda Miranda, é uma das doadoras regulares desde o ano passado. Por meio da campanha da empresa, ela e outros colaboradores são incentivados a contribuírem com a unidade da Hemepar.

Sempre temos campanhas que incentivam a doação de tempos em tempos. É muito importante porque a gente pode ajudar a salvar vidas. É manter essa periodicidade é bom porque mesmo não precisando agora, um dia a gente pode precisar, assim um ajuda o outro”, diz Eduarda.

Agendamento

Para doar, é necessário fazer o agendamento pelo telefone (41) 3420 6663 | 6662 ou pelo site do Hemepar. O controle é utilizado para organizar a equipe da unidade, que deve contar com médicos e enfermeiros durante a transfusão.

Para fazer a doação também é necessário:

– Levar documento oficial de identidade com foto

– Estar bem de saúde;

– Ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 69 anos, 11 meses e 29 dias;

– Pesar mais de 50 Kg;

– Não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

Recomendações para o dia da doação:

– Nunca vá doar sangue em jejum

– Faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior a doação

– Não tome bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores

– Evite fumar por pelo menos 2 horas antes da doação

– Evite alimentos gordurosos nas 3 horas antes da doação

Campanha da Secretaria da Mulher

Nesta quarta-feira (14) foi lançada a campanha “MULHER, Sua Força Está no Sangue”. A iniciativa da Secretaria da Mulher, em parceria com empresas privadas, tem por objetivo chamar a atenção para o papel que a doação voluntária de sangue desempenha no salvamento de vidas e aumento da solidariedade entre as mulheres e a comunidade de um modo geral.

A contribuição e incentivo das empresas é uma das principais formas de alcançar um grande público, explica Nádia. “O que a gente pede é que as empresas e grupos promovam campanhas, que agendem para os funcionários, porque não adianta dizer que está fazendo campanha se não libera o funcionário. A empresa precisa apoiar de verdade, e isso engloba dar uma folga ao funcionário após a doação”, frisa a assistente social.

Representantes da Secretaria da Mulher visitam Hemepar Paranaguá. Foto: Secretaria da Mulher.