IFPR abre vagas para cursos de Auxiliar de Agroecologia e Artesanato na próxima segunda (2)
Na próxima segunda-feira (2), abrem as inscrições para os cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) oferecidos pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Paranaguá. As vagas disponíveis são para Auxiliar de Agroecologia e Artesanato.
Ambos os cursos são profissionalizantes gratuitos e reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Cada um terá disponibilidade de 30 vagas, que serão preenchidas por meio da realização de um processo seletivo feito através de entrevista e questionário socioeconômico com os candidatos.
As inscrições podem ser realizadas na secretaria do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), no Instituto Federal, localizado na avenida Antônio Carlos Rodrigues, nº 453, no bairro Porto Seguro, de segunda-feira (2) ao dia 30 de maio. Os horários para atendimento são das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.
De acordo com a coordenadora dos cursos FIC, professora Luciana Maestro Borges, a preferência do preenchimento das vagas será para quem já estiver cursando a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Porém, qualquer pessoa acima de 17 anos pode se inscrever.
Retomada presencial pós pandemia
A professora comenta que os cursos profissionalizantes acontecem todos os anos, desde 2014. No entanto, em 2021, eles não foram realizados de forma presencial por conta da pandemia de coronavírus. Agora, com a retomada das aulas presenciais, que acontecerão de agosto a dezembro deste ano, a expectativa é alta.
“A procura por esses cursos é muito grande. O de agroecologia é oferecido desde 2015 e é muito prático, os alunos aprendem a separar o lixo orgânico, fazer seu próprio adubo com a compostagem doméstica e, a partir daí, a fazer sua própria horta em casa. Eles também aprendem sobre plantas medicinais e fitoterápicas, a preparar pomadas, chás e emulsão, conhecer as plantas medicinais e a cultivá-las. Além disso, eles aprendem a transformar esses alimentos, produzindo doces, geleias, compotas. Também tem oficina de panificação, de cerveja artesanal e comercialização de alimentos agroecológicos. É muito interessante, por isso os estudantes sempre participam”, diz.
Para o curso de Agroecologia, o início das aulas acontecerá no dia 3 de agosto e seguirá até dezembro, com aulas às segundas e quartas-feiras, das 13h30 às 17h. Já para o de Artesanato, as aulas começam dia 2 de agosto, às terças e quintas-feiras, também das 13h30 às 17h.
Na grade curricular do curso de Artesanato, estão os conteúdos de economia popular e solidária, cooperativismo e associativismo, tecnologia dos materiais e processos e práticas de artesanato. “Geralmente as aulas duram um ano inteiro, mas em razão da pandemia, os cursos foram concentrados no segundo semestre de 2022”, explica a professora.
Alunos do FIC continuam no IFPR nos cursos superiores
De acordo com ela, a intenção do IFPR ao oferecer os cursos de Formação Inicial Continuada é levar a escolaridade para a comunidade, uma vez que existe muitas pessoas fora da escola e que não têm a oportunidade de voltar a estudar. “Com essas capacitações, elas se animam para voltar à escola e querem continuar no Instituto Federal e, para isso, é necessário elevar a escolaridade para realizar outros cursos, como os técnicos e de nível superior”, comenta.
A professora revela que vários alunos do IFPR que voltaram para a escola por meio do FIC estão cursando o ensino superior atualmente. “Os FICs não são diários, dá para se organizar duas vezes por semana para frequentar a escola à tarde e, no período da noite, fazer as matérias da EJA. Assim, os estudantes vão terminando o ensino fundamental e médio e, no final, cursam o superior. Essa é a nossa intenção, elevar a escolaridade e dar uma formação profissional, uma oportunidade de a comunidade diversificar e aumentar a renda”, complementa.
Até hoje, mais de 500 alunos já se formaram nos cursos de Formação Inicial Continuada. As capacitações são oferecidas por meio da demanda da sociedade, mas já foram realizados os cursos de Inclusão Digital, Eletricista Residencial e Regularização Fundiária. Ainda está previsto para esse ano a abertura de vagas para Defensores e Defensoras Populares.