Inclusão: Agência do Trabalhador de Paranaguá oferta vagas para PCDs na quarta (24)


Por Amanda Batista Publicado 22/05/2023 às 12h02 Atualizado 18/02/2024 às 11h54
Para se inscrever, é necessário comparecer à Agência do Trabalhador de Paranaguá das 9h às 17h. Foto: Prefeitura de Paranaguá.

A Agência do Trabalhador de Paranaguá promoverá, nesta quarta-feira (24), uma ação com o objetivo de promover a inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) no mercado de trabalho. Ao todo, serão 24 vagas ofertadas por oito empresas nas mais diversas áreas.

Dentre as vagas disponíveis estão: balconista de padaria, repositor, operador de caixa, auxiliar administrativo, técnico de qualidade, almoxarifado, operador de máquinas, vendedor, inspetor de alunos, entre outros. Para se inscrever, é necessário comparecer à Agência do Trabalhador de Paranaguá das 9h às 17h portando documento de identificação, comprovante de residência, carteira de trabalho física ou digital e laudo médico.

De acordo com o secretário de Trabalho e Emprego, João Lozano, o objetivo é divulgar as vagas disponíveis para que PCDs tenham acesso às oportunidades de emprego de acordo com suas necessidades.

Nós estamos divulgando para que o pessoal venha nesta quarta-feira já sabendo quais são os postos disponíveis. Muitas vezes, não conseguimos preencher as vagas porque cada candidato e cada cargo tem uma necessidade específica e elas precisam convergir para que a pessoa assuma o posto e continue na empresa”, explica o secretário.

Para Lozano, a inclusão de PCDs no mercado de trabalho é fundamental para que a comunidade consiga prosperar e conquistar a independência financeira. “Nós temos um compromisso com a inclusão. Então, sempre fazemos o possível para que as pessoas portadoras de deficiência consigam emprego, conquistem sua independência financeira e tenham acesso às mesmas oportunidades que os demais”, destaca o secretário.

Apesar dos esforços, a Agência do Trabalhador tem dificuldade para encontrar candidatos que correspondam aos pré-requisitos das empresas, o que contribui para o baixo número de pessoas com deficiência empregadas por meio dela. 

Se conseguirmos preencher todas essas vagas, será um grande avanço em relação ao ano passado. Em 2022, tivemos apenas 18 carteiras assinadas de PCDs por meio da Agência. Neste ano, já temos 12. É um número modesto, mas vamos avançando aos poucos e mostrando que não é uma deficiência que vai impedir a pessoa de viver bem”, salienta Lozano.

A secretária de Inclusão Social, Camila Leite, fala sobre o impacto da presença de uma pessoa com deficiência no ambiente de trabalho. “A empresa que adota uma atitude inclusiva demonstra que se empenha em criar uma sociedade mais justa e igualitária. Além disso, a pessoa com deficiência traz motivação para o ambiente de trabalho e inspira os outros colaboradores com a garra de superar os desafios diários”, conclui a secretária.