Inclusão social: familiares de crianças com TEA recebem treinamento para aprender a lidar com o autismo


Por Amanda Batista Publicado 12/06/2023 às 14h03 Atualizado 18/02/2024 às 14h02
TEA; Treinamento

O treinamento para famílias de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) atendidas pelo Centro Municipal de Autismo (CEMR-TEA) de Paranaguá começou na quarta-feira (7), na Secretaria de Inclusão Social. A capacitação é ministrada por profissionais da psicologia e psicopedagogia e visa orientar pais e familiares sobre como lidar com o comportamento e emoções da criança.

O primeiro encontro tratou sobre o uso excessivo das telas e como ele afeta crianças com TEA. Após a primeira aula, as reuniões acontecerão uma vez ao mês conforme faixa etária das crianças, que são divididas em dois grupos: dos 2 aos 5 anos e dos 6 aos 14.

De acordo com a secretária de Inclusão Social, Camila Leite, a iniciativa deve contribuir com a união entre os familiares, além de ensinar como introduzir as práticas da terapia na família e na escola. “É muito importante que a família se mantenha unida e busque informações sobre o transtorno do espectro autista (TEA), para poder conduzir tudo da melhor maneira possível e assim dar continuidade às atividades que estão sendo trabalhadas em contexto de terapia. Ações como essa são capazes de promover resultados mais eficazes em conjunto com as intervenções”, ressalta.

Conforme a secretária, todas as 275 famílias atendidas pelo Centro Municipal de podem participar do treinamento, que será aberto para a comunidade em geral a partir do segundo semestre deste ano.

Centro Municipal de Autismo

Inaugurado em junho de 2020, o Centro de Autismo se tornou uma iniciativa inédita para o atendimento de crianças com o transtorno. O espaço é o segundo do Paraná que, atualmente, possui apenas mais uma unidade em Curitiba.

O local está situado na Rua Vereador Salim Chede, 240 – em frente ao Ginásio de Esportes Joaquim Tramujas. Para acessar os serviços é necessário um encaminhamento feito pelo Centro Municipal de Avaliação Especializada, que avalia alunos da rede municipal de ensino que apresentem possíveis sintomas e realiza o diagnóstico.