Internacional Marítima receberá R$ 131.7 milhões para operar a travessia de Guaratuba por dois anos


Por Luiza Rampelotti Publicado 19/07/2023 às 13h13 Atualizado 18/02/2024 às 17h36
Novo contrato deve ser iniciado em agosto, com validade de 25 meses, enquanto durarem as obras da Ponte de Guaratuba. Foto: Rodrigo Felix Leal/SEIL

Desde fevereiro de 2022, a INC Internacional Marítima opera emergencialmente o serviço de travessia do ferry boat de Guaratuba. Agora, nesta terça-feira (19), o Governo do Estado publicou a homologação da licitação do serviço, na qual consta que a empresa foi a vencedora do processo licitatório e irá assumir a travessia definitivamente, pelo prazo de 25 meses, a contar de agosto.

Para os próximos dois anos de trabalho, a Internacional Marítima receberá o valor de R$ 131.792.989,44 do Governo do Estado. Enquanto isso, de maneira emergencial, de fevereiro de 2022 a julho de 2023, a empresa já recebeu R$ 99.061.099,4.

Relembre a chegada da Internacional Marítima ao Paraná

A empresa foi contratada emergencialmente após o Governo do Estado declarar a caducidade do contrato com a BR Travessias, que até então operava a travessia em Guaratuba, por descumprimento contratual. A BR Travessias recebeu mais de 200 autuações devido a uma série de problemas registrados de abril de 2021 e ao início de 2022, como acidentes, espera acima do limite, longas filas etc.

O contrato que deveria durar 10 anos, pelo valor estimado de R$ 134.8 milhões (com arrecadação exclusiva da cobrança de tarifa da travessia paga pelos usuários), foi encerrado em 10 meses, e a Internacional Marítima, que opera há décadas a travessia de Salvador à Ilha de Itaparica, na Bahia, chegou a Guaratuba como uma esperança para a melhoria nos serviços.

Inicialmente, a empresa atuaria emergencialmente pelo prazo de seis meses, até que o Governo do Estado fizesse uma nova licitação, mas o período se estendeu para mais de um ano e meio. Atualmente, a Internacional Marítima opera com quatro atracadouros e cinco embarcações e recebeu milhões de reais em subsídios para manutenção dos equipamentos, além da receita advinda com a arrecadação da tarifa da balsa.

Novo contrato

Com a homologação do resultado da licitação, começam os trâmites internos para assinatura de novo contrato com a Internacional Marítima, que operará durante as obras da Ponte de Guaratuba. Estão previstos os serviços e a aquisição de materiais para manutenção dos ferry boats, pontes e flutuantes de propriedade do Estado, disponibilização de até três conjuntos de balsa + rebocador (ou ferry boats, além dos três que já estão disponíveis) com capacidade de transporte simultâneo somada de 180 veículos de passeio, estrutura flutuante para manutenção, rebocador para apoio operacional, painel de mensagens variáveis em LED, guindaste móvel sobre pneus, fornecimento de combustível, contratação de toda a mão de obra necessária para a operação, serviços de mergulho e aquisição de demais materiais para serviços correlatos à travessia, entre outros.

De acordo com estudos técnicos e com base em dados históricos, o governo estadual anunciou que o volume anual médio de tráfego da travessia da Baía de Guaratuba é de 1.359.990 veículos, incluindo pagantes e usuários isentos.

Ponte de Guaratuba

Atualmente, equipes realizam sondagens subaquáticas para verificar a área onde serão instalados os pilares de sustentação da Ponte de Guaratuba. Na área onde ela será construída, um canteiro de obras foi aberto para o início do projeto.

A nova Ponte de Guaratuba terá quatro faixas de tráfego, calçadas e ciclovia, com dispositivos de segurança disciplinando o trânsito na obra de arte especial, que prevê, também, adequações das vias de acesso à ponte, facilitando tanto o seu uso quanto o deslocamento para os espaços próximos. Ainda está em andamento a etapa de elaboração de projetos de engenharia da obra e dos relatórios ambientais, estes visando a obtenção da próxima licença ambiental, a Licença de Instalação.