Iphan realiza reunião pública sobre projeto de restauro da Igreja Bicentenária de Guaratuba nesta terça-feira (28)
Nesta terça-feira (28), às 19 horas, no Salão Paroquial da Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Guaratuba, será realizada a 2ª reunião sobre o projeto de restauração da Igreja Bicentenária da cidade. O objetivo do encontro é definir e regulamentar uma instância de participação social para o acompanhamento das diferentes fases da restauração.
Contratado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o estudo visa restabelecer as condições adequadas de conservação e preservação da Igreja, bem como adaptar o edifício e o espaço público ao seu redor para os frequentadores do local.
A Superintendente do Iphan no Paraná, Rosina Parchen, explica que é preciso que a população participe ativamente do processo de elaboração do projeto para que as intervenções contemplem as expectativas dos grupos que utilizam o espaço, e, consequentemente, são os principais responsáveis pela manutenção e conservação do edifício.
“A Política Nacional do Patrimônio Cultural Material, instituída pela Portaria Iphan nº 375 de 2018, estabelece a participação ativa da sociedade na elaboração de estratégias para a preservação do patrimônio como um dos princípios para o alcance de seus objetivos, entre os quais, o de otimizar os investimentos públicos em ações de conservação ou gestão, como o próprio restauro”, ressalta.
Segundo a superintendente, não só os estudos acerca do passado da igreja são considerados na restauração, mas as opiniões dos frequentadores do local sobre questões arquitetônicas e paisagísticas são decisivas no projeto.
“É uma forma de evitar que sejam tomadas decisões equivocadas, que desrespeitem a relação pré-existente da comunidade com o bem e venham a afetar negativamente os sentidos/valores atribuídos a ele, enfraquecendo, ao invés de fortalecer, o vínculo das pessoas com seu patrimônio”, elucida.
Valorização da história do Litoral
A ex-deputada federal Christiane Yared (PP) é a responsável por captar os recursos para a restauração da igreja enquanto ainda atuava na Câmara dos Deputados, até 2022. Ela afirma que estava ciente das dificuldades para preservar os patrimônios tombados do Litoral e, por isso, não mediu esforços para que os recursos fossem liberados pelo Governo Federal através do Iphan.
Com o andamento do projeto em Guaratuba, Yared, que atualmente é secretária municipal de Gabinete Institucional de Paranaguá, comemora o empenho do Iphan na restauração da igreja bicentenária e destaca que a obra é vital para valorizar a história do litoral paranaense.
“Quando as obras começaram em Paranaguá, nosso coração se encheu de gratidão pelo belo trabalho da superintendente Rosina Coeli Alice Parchen e da equipe do Iphan. Agora, com o projeto de restauração em Guaratuba, reforçamos a importância de levarmos o conhecimento da história paranaense a todos que, certamente, valorizarão seu município e terão orgulho de defendê-lo para as próximas gerações”, destaca Yared.
O prefeito de Guaratuba, Roberto Justus (União), explica que parte dos recursos já foi investida nos estudos arqueológico, histórico e cultural da igreja, além de um inventário do edifício.
“Como nesta fase já foi realizado o levantamento do inventário, agora o instituto vai nos apresentar o que será feito no trabalho de escavação, além de nos mostrar detalhes sobre o estudo histórico-cultural, que, com toda certeza, vai valorizar e enriquecer a nossa cultura e história”, conclui.