Lixo em Superagui: Confusão da semana gera resposta da prefeitura de Guaraqueçaba


Por Marinna Prota Publicado 07/05/2021 às 12h26 Atualizado 16/02/2024 às 01h28

Por Marinna Protasiewytch

Nesta semana as redes sociais ficaram movimentadas em Guaraqueçaba. Sobre a situação do lixo na Ilha de Superagui foi muito questionada durante gestões passadas, inclusive com cobertura do JB Litoral em diversas situações de cobranças e com ação do Ministério Público do Paraná (MPPR) sendo proposta.

“Quando essa gestão assumiu havia muito lixo acumulado porque a tempos não era retirado. Em janeiro, veio uma chata (embarcação) e retirou muito lixo. Só que estávamos em plena temporada, no dia a dia Superagui produz muito lixo e a chata deixou de vir não sei por qual motivo. Os funcionários estavam lá amontoando. Só que o local é pequeno e próximo a maré”, contou João Victor da Silva Batista, morador da ilha.

Em razão do término de uma licitação em março, que regia o contrato da embarcação que fazia a coleta dos resíduos na ilha e destinava ao continente para ser descartado, houve um período sem o recolhimento do lixo e por conta da maré de lua, o mar acabou invadindo o centro de armazenamento dos lixos e espalhou os sacos pelo local.

Apesar da confusão, João Victor afirma que logo tudo foi recolhido e uma nova embarcação chegou para poder fazer a retirada. “Agora está muito bem tem uma equipe boa e prestativa, que recolhe o lixo várias vezes na semana. O barracão está totalmente limpo”, disse o morador.

Em vídeo, a assessoria de imprensa de Guaraqueçaba revelou o que foi feito sobre o lixo que acabou sendo levado pela maré. “Eles são herança de pelo menos três anos. Em janeiro iniciou-se um procedimento de retirada do lixo da ilha, foram retiradas cinco embarcações com 12 toneladas em cada uma. Depois disso, foi possível abrir as portas do barracão e ver o que havia lá dentro. A gente não pode apontar culpados. Mas ressaltamos que na manhã seguinte a Secretaria de Meio Ambiente tomou ciência do problema e o lixo foi novamente recolhido, ensacado e depois retirado”.

Situação atual

“Eu como morador estou satisfeito porque sei que quando tiver uma quantia boa, vai vir a chata e essa equipe que está aqui pra cuidar do lixo tira tudo. Sofremos por anos com essa situação do lixo, agora temos esperança que vai ser continuado esse bom trabalho”, afirmou João Victor.

A prefeitura de Guaraqueçaba informou pela assessoria que uma embarcação já segue em funcionamento após nova licitação realizada. “A prefeitura está tomando medidas efetivas e não promessas. A embarcação tem capacidade para cerca de 10 toneladas e estima-se que em 30 dias o barracão já esteja totalmente apto a se tornar o Centro de Triagem do programa municipal Estrela do Mar, que visa gerar renda e retorno a comunidade”, revelou.