Maior colégio de Paranaguá terá ensino integral com empreendedorismo ao autoconhecimento


Por Redação Publicado 21/11/2021 às 00h55 Atualizado 16/02/2024 às 19h48

Por Brayan Valêncio e Diogo Monteiro

O Colégio Estadual José Bonifácio, maior em espaço físico da rede estadual de ensino de Paranaguá, promete grandes mudanças para a grade curricular dos alunos do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, a partir de 2022. A novidade vem seguindo tendências de instituições de ensino de todo o mundo, desde o infantil até universidades, que é a oferta de educação em tempo integral.

Nessa modalidade, o aluno deixa de estudar meio período e passa a ocupar também outro período, no colégio, com a educação, tendo aulas pela manhã e no turno da tarde. Mas, o grande diferencial que a equipe pedagógica do José Bonifácio pretende adotar é a integração entre as matérias obrigatórias e tradicionais, com a complementação de conteúdo que possam ser divertidos, diversificados, educativos e que complementem o currículo educacional dos estudantes do ensino fundamental.

Especialistas em educação da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) batem na tecla de que as escolas precisam ser mais do um ambiente que trabalhe o conhecimento apenas base teórica para o vestibular.

Para ONU e UNICEF é preciso focar em temáticas que interferem no cotidiano dos futuros adultos, como a educação financeira, a compreensão de respeito, cidadania e diversidade, além de garantir a aproximação dos jovens com a tecnologia, o autoconhecimento, a cultura e a arte.

O diretor-geral do colégio que, hoje, abriga 897 alunos, Alex Weiss, conta que eles tiveram perdas grandes, devido à pandemia do coronavírus, já que iniciaram o ano com cerca de 1.060 alunos e, com o passar do tempo, viram o número reduzir para 150 alunos.

Para Alex, a mudança de grade representa o quão inovador e vanguardista o José Bonifácio se propõe a ser, principalmente por garantir disciplinas que os alunos não encontrarão em outros lugares. “O nosso maior diferencial é o Ensino Integral. As aulas iniciam 7h30, como de costume, só que os alunos ficam o dia todo, com uma previsão de saída às 16h ou 16h30. Estamos fazendo os ajustes finais. De manhã serão aulas regulares e à tarde haverá as oficinas diversificadas como empreendedorismo, educação financeira, dança, jogos, projeto de vida, robótica, entre outros. Serão oficinas que vão ser incorporadas à grade curricular no fundamental somente. O Ensino Médio continuará como está”, explica o diretor que ressalta que esse sistema será o único ofertado em 2022.

SISTEMA ESTADUAL EM ANÁLISE

A vice-diretora, Rosana Figueiredo, explica que a mudança é um projeto do Governo Estadual e que a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEED) convidou a instituição parnanguara para ser um dos primeiros a incluir as medidas em sua grade devido ao tamanho e histórico da unidade. “Até por questões de espaço físico, a gente foi convidado a acomodar esses estudantes. Por mais que tenhamos uma estrutura antiga, é um ambiente que não está caindo e não tem danos físicos. Até por ser uma escola de tradição nós fomos escolhidos, e também tem a clientela ao nosso redor. Uma pesquisa realizada pelo Núcleo Regional de Educação (NRE) demonstrou que muitos pais precisam e gostariam de uma escola integral para que pudessem trabalhar, ainda mais agora que a vida está voltando ao normal após a pandemia. Será uma comodidade e facilidade para os responsáveis”, diz.

As oficinas já ocorriam no colégio em um outro projeto anos atrás, reforça Alex, ressaltando que as crianças permaneciam e almoçavam na instituição e tinham outras atividades. Agora, a grande diferença é que esse contraturno será incluído na grade e fará parte da rotina dos estudantes, que desenvolverão novas habilidades baseadas na realidade que o mundo fora dos muros do colégio os apresentará. Nesse novo formato, o aluno terá, no mínimo, três refeições ao longo do período que estiver no ambiente estudantil.

APOIO DA COMUNIDADE ESCOLAR

A equipe pedagógica afirma que já houve contato com os pais e um grande apoio às mudanças por parte da comunidade. Principalmente porque o objetivo é desenvolver o estudante enquanto indivíduo, “desde a parte corporal até a parte cognitiva do aluno”, explica a vice-diretora.

Com as mudanças, virão novos professores para as oficinas, além de maiores cargas horárias para pedagogos novos e remanescentes, e também terá a figura do tutor, que fará o papel de um inspetor, cuidando, por exemplo, do horário de almoço dos estudantes.

As inscrições e rematrículas para os novos alunos começam dia 25 de novembro e ocorrem até 17 de dezembro, totalmente de forma on-line, pelo endereço www.areadoaluno.seed.pr.gov.br. Apenas no ano que vem, quando já houver a efetivação dos estudantes, é que os representantes legais precisam ir até a unidade realizar a documentação. “Os alunos desse ano vão migrar para a grade integral, por isso é importante que os pais realizem a rematrícula”, diz o diretor-geral Alex Weiss.

NOVA GRADE CURRICULAR

O JB Litoral teve acesso à grade integral do Colégio Estadual José Bonifácio. Confira quais matérias serão ofertadas para os alunos do 6º ao 9º ano a partir do ano que vem:

Aponte seu celular para o QR Code abaixo e confira como realizar o passo a passo da matrícula e rematrícula para o ano letivo de 2022 dos estudantes do Ensino Fundamental no Colégio Estadual José Bonifácio.