Matinhos comemora dois anos do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado


Por Amanda Batista Publicado 08/12/2023 às 15h45 Atualizado 19/02/2024 às 07h08

Em clima de celebração, Matinhos comemorou, na terça-feira (28), o aniversário de dois anos do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE). Inaugurado em 5 de novembro de 2021, o centro tem sido um pilar essencial para a educação, atendendo centenas de crianças com dificuldades de aprendizagem e contribuindo para o desenvolvimento dos alunos da rede municipal de ensino.

Na comemoração, o secretário de Educação, Mário Braga, expressou sua gratidão ao prefeito José Carlos do Espírito Santo (Pode), o Zé da Ecler, por incluir o CMAEE em seu plano de governo, e destacou a dedicação da equipe composta por duas psicólogas, três psicopedagogas, uma fonoaudióloga, um médico e outras duas auxiliares, que trabalham incansavelmente para o bem-estar das crianças.

Ter este Centro no município é um grande avanço para nós. Também é uma imensa satisfação saber o quanto estamos contribuindo com inúmeras famílias. Ao atuar no desenvolvimento das crianças, estamos melhorando o comportamento e o rendimento delas dentro e fora da sala de aula”, afirmou o secretário.

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Secretário de Educação Mário Braga afirma que a gestão planeja alugar ou comprar um novo imóvel para o centro em 2024. Foto: Rafael Pinheiro/ JB Litoral.


Impacto na escola


Conforme a coordenadora do CMAEE, Dabinei Lima Ferreira, o centro se tornou um ponto de referência, e desempenha um papel crucial no auxílio a alunos que enfrentam dificuldades de aprendizagem, seja na fala ou no desenvolvimento cognitivo.

Somente neste ano, foram realizadas 332 consultas neurológicas, 92 avaliações psicoeducacionais com 28 escalas específicas, 69 sessões de psicoterapia, 46 atendimentos de intervenção psicopedagógica, 142 triagens nas escolas e 97 sessões de fonoterapia. Além disso, a atuação da psicopedagoga itinerante resultou em 246 atendimentos diretos nas unidades de ensino, focando especialmente em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

É emocionante testemunhar o progresso das crianças, seja na melhoria da fala com a fonoaudiologia ou na identificação de transtornos neurológicos que exigem tratamentos específicos. Os encaminhamentos e atendimentos refletem positivamente nas escolas, contribuindo para o desenvolvimento, aprendizado e socialização dos alunos”, acrescentou a coordenadora.

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Coordenadora do Centro, Dabinei Lima Ferreira, fala sobre impacto do atendimento no desenvolvimento dos alunos. Foto: Rafael Pinheiro/ JB Litoral.


Diagnóstico e intervenção


Sibele Mateus de Souza, mãe das trigêmeas Ana Valentina, Marjorie e Hillary, é testemunha das mudanças no aprendizado das filhas através do CMAEE. Ela conta que as meninas fazem atendimento no centro através da Escola Municipal Caetana Paranhos, que realizou o encaminhamento.

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Sibele Mateus de Souza, mãe das trigêmeas Ana Valentina, Marjorie e Hillary, é testemunha das mudanças no aprendizado das filhas através do CMAAE. Foto: Rafael Pinheiro/ JB Litoral.

Só tenho a agradecer, porque as meninas estavam com dificuldades na aprendizagem, e a escola encaminhou. Através do CMAEE conseguimos entender o que estava acontecendo. Uma delas recebeu o diagnóstico de dislexia e dificuldade intelectual leve. Agora conseguimos compreender o que ela passa e fazer o acompanhamento com a psicopedagoga, psicóloga e o neurologista. Com o laudo, elas também têm direito ao reforço no contraturno escolar”, afirmou a mãe.

Evelin Serafim também viu a mudança no filho Marcos, de 10 anos, aluno da Escola Municipal 8 de Maio, que tem dificuldade para aprender e possui problemas na fala. “Nenhuma mãe quer ver seu filho com problema na escola, mas o meu estava com dificuldade na aprendizagem, então quando ele foi encaminhado para o Centro, descobrimos que tinha TDAH”, disse. “Agora fazemos o acompanhamento e a fonoaudióloga tem auxiliado na dicção. Além disso, ele está passando por uma avaliação para diagnosticar uma possível dislexia”, explicou.

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Evelin Serafim fala sobre a mudança no filho Marcos, de 10 anos, que tem dificuldade na aprendizagem e dicção. Foto: Rafael Pinheiro/ JB Litoral

Para a mãe, o Centro tem se mostrado cada vez mais necessário no município, especialmente com o aumento de diagnósticos de crianças com transtornos e necessidades especiais. “Meu filho melhorou muito na escola. Sem dúvida, o Centro foi a melhor ação de desenvolvimento que tivemos. Esse serviço ajuda muitos pais e mães que não podem pagar pela avaliação neurológica, e eu, particularmente, sou muito grata pela possibilidade de ter atendimento especializado gratuito para o meu filho”, concluiu Evelin.

Como funciona o serviço


O serviço está disponível para alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e escolas municipais. A psicopedagoga itinerante, bem como os professores da rede, atua na triagem dos alunos. Quando percebem que há algum problema, seja no processo de aprendizagem, no desenvolvimento da fala ou outros aspectos cognitivos, as crianças são encaminhadas ao Centro de Especialidades, que oferece uma variedade de atendimentos, incluindo consultas neurológicas, intervenção psicopedagógica, avaliações psicoeducacionais, fonoterapia e psicoterapia.

Ao todo, o Município já investiu mais de R$ 541 mil no CMAEE, sendo R$ 36 mil na formação de 500 profissionais para intervenção em alunos com TEA; R$ 51,6 mil em mesas digitais; R$ 35,3 mil na aquisição de testes e materiais para avaliação psicopedagógica, intervenção fonoaudiológica e atendimento de neuropediatria; R$ 59,4 mil em infraestrutura; R$ 81 mil em brinquedos pedagógicos, jogos e brinquedos educativos disponibilizados para o centro e também para as salas de recursos da Rede Municipal de Ensino; R$ 213 mil na aquisição de Método de Ensino voltado ao reforço escolar dos alunos da educação especial e R$ 64,9 mil para contratação de um neuropediatra, uma psicopedagoga e uma psicóloga.