Moradores denunciam mau cheiro e água preta no Rio das Pedras; Vídeo


Por Marinna Prota Publicado 26/10/2021 às 13h29 Atualizado 16/02/2024 às 17h09

Na manhã desta terça-feira (26) moradores do bairro de Alexandra, na comunidade do Rio da Pedras, denunciaram ao JB Litoral que uma possível contaminação estaria ocorrendo em um córrego da região. A água preta e o mau cheiro começaram a aparecer no fim da tarde de segunda (25), conforme os relatos. Representantes do Instituto Água e Terra (IAT), além de agentes da Força Verde, foram vistos no local. A empresa responsável pelo Aterro Sanitário da região ainda não informou o que teria ocorrido.

“Desde as 18 horas de ontem a gente começou a sentir esse cheiro forte. Hoje de manhã, eu vim aqui e vi a cor preta da água. A gente que mora aqui tá sentindo isso a madrugada inteira. Ninguém fala nada, mas a gente sabe que é chorume vindo do Aterro Sanitário”, disse Robson Alves Moreira, morador da região que registrou parte da contaminação.

No vídeo e possível ver que o córrego esta com a água preta. Agentes do IAT estão no local e em nota ao JB Litoral, a instituição respondeu que “técnicos do laboratório do Instituto Água e Terra (IAT) vão realizar a coleta do material para análise. Ainda não se pode afirmar que o produto é proveniente do Aterro Sanitário, a conclusão se dará após o resultado do laudo”.

Já a Associação dos Moradores de Alexandra informou que a empresa responsável pelo aterro, a CIETec – Complexo Industrial Ecotecnológico – disse que houve um acidente e por isso ocorreu o vazamento. Até o momento, a reportagem não obteve respostas da empresa sobre o verdadeiro problema e a solução que está sendo adotada. Em fotografias enviadas por moradores, é possível ver dois caminhões drenando parte da água do córrego.

“Nós estivemos conversando com a dona Andreia, ela disse que foi de madrugada. Mas estamos vendo isso já tem mais tempo. Não tem ninguém aqui para fazer alguma coisa, isso é um descaso com a população“, disse indignado Robson. Até o fechamento desta reportagem o problema ainda persistia.

veja os vídeos