Morretes celebra 290 anos nesta terça-feira (31); prefeito Brindarolli fala sobre os avanços do município ao longo dos últimos três anos


Por Amanda Batista Publicado 30/10/2023 às 19h57 Atualizado 19/02/2024 às 03h28

Nesta terça-feira (31) Morretes celebra 290 anos de história. A cidade berço do montanhismo e do barreado é um verdadeiro refúgio para quem busca esportes de natureza ou a calmaria das cidades históricas.

Em quase 300 anos, o município viu sua população crescer e alcançar os 18.309 habitantes, tornando-se referência no Litoral quando o assunto é bom atendimento e comodidade. Ao desembarcar na cidade, o turista passa a respirar história, especialmente aqueles que chegam até ela por meio da velha estação de trem. Além disso, seus casarões antigos com arquitetura colonial contrastam com os dias atuais.

Para falar sobre os avanços na preservação histórica, cultural e infraestrutura dos últimos três anos, o JB Litoral conversou com o prefeito Sebastião Brindarolli Júnior (PSD), que está em sua primeira gestão à frente do município. Confira o bate-papo na entrevista ping-pong abaixo:


JB Litoral: Como a administração municipal tem preservado e promovido o patrimônio histórico e cultural da cidade?


Brindarolli: Desde 2014, tínhamos o patrimônio histórico sendo cobrado para ser tombado, e conseguimos fazer isso em 2022. Além disso, estamos cuidando de alguns prédios, principalmente o prédio da Prefeitura, que foi repassado ao município pela primeira vez na história, pois, antes, não tínhamos sede própria, utilizamos o prédio da Câmara até 2010. Em 2022, aprovamos a transferência na Assembleia Legislativa e, desde então, recuperamos este espaço, que agora pertence ao município.

Atualmente, um dos nossos focos é a recuperação de prédios históricos, como a Capela Mortuária, que passou por reformas com mão de obra própria e doações de materiais. Também conseguimos registrar o Teatro Municipal em nome do município, após um longo processo de negociação com os herdeiros. Além disso, repassamos o prédio da antiga Prefeitura à Câmara, que está recuperando o local com recursos próprios.


JB Litoral: Como a questão da preservação do meio ambiente e a promoção do desenvolvimento sustentável é tratada pela gestão?


Brindarolli: Estamos preocupados com a preservação do meio ambiente, considerando que temos a maior faixa contínua de Mata Atlântica preservada do mundo no município. Além disso, estamos trabalhando para criar áreas de entretenimento, rede hoteleira, restaurantes e resorts, para aliar turismo de aventura ao crescimento sustentável. Também temos tratativas para trazer um Day Hospital e um hotel 60+ para a cidade, visando a geração de empregos e o desenvolvimento econômico.

JB Litoral: Quais são os planos para atrair mais turistas à cidade e, ao mesmo tempo, garantir que a comunidade local se beneficie?


Brindarolli: O turismo é um setor fundamental para nossa cidade. Em relação a ele, pretendemos ampliar a rede hoteleira e investir em projetos culturais para atrair mais visitantes, como a retomada do teatro. Estamos trabalhando para melhorar a infraestrutura e a divulgação da rica cultura de Morretes, incluindo festivais de blues, cinema e exposições.

Um dos projetos que estamos desenvolvendo junto ao montanhista Waldemar Niclevicz, o primeiro brasileiro a subir o Monte Everest, é a criação de um projeto estadual que reconheça Morretes como a capital estadual do montanhismo, visto que a Serra Marumbi é considerada o berço do montanhismo no Brasil.

Mas, para fomentar nossas riquezas culturais e incentivar a vinda dos turistas, precisamos de recursos. Porém, com a queda no repasse de recursos do ISS e ICMS, o pagamento de dívidas trabalhistas antigas do município, e a necessidade de diversificar nossas fontes de receita, temos que buscar novas alternativas de fonte de renda.

Para isso, pretendemos reativar a antiga caldeira da fábrica de papel, uma iniciativa que faz parte do projeto da Agência de Inovação, onde partes do prédio da Prefeitura serão transformadas em espaços voltados à tecnologia e inovação. Tudo isso é parte de nossos esforços para manter as contas em dia e investir no futuro da cidade.

Entre os destaques de Morretes está o Pico do Marumbi, berço do Montanhismo do estado Foto: Denis Ferreira Netto/AEN


JB Litoral: Como está a infraestrutura das estradas e serviços como transporte e pavimentação em Morretes?


Brindarolli: Um dos avanços que tivemos neste setor foi a Estrada da América, um sonho de 200 anos que, finalmente, sairá do papel com uma pavimentação de concreto, para evitar impactos ambientais. Serão investidos R$ 10,440 milhões do Governo do Estado na pavimentação, com uma extensão de 7 mil metros e 42 mil metros quadrados de área. Tivemos a licitação na semana passada e a obra deve sair nos próximos meses.

Também queremos melhorar as estradas rurais, mas este é um grande desafio porque temos cerca de 600 km no município. Ainda assim, aos poucos, estamos licitando projetos de pavimentação asfáltica para facilitar o acesso à cidade e o trânsito dos turistas.

As pontes também têm sido uma grande reivindicação da população. Estamos refazendo a ponte de Pacatuba e, no futuro, refaremos outras sete pontes que precisam de manutenção, além de outras sete que já foram licitadas. Mas, o principal projeto de ponte que temos é o de Porto de Cima, que está em andamento e esperamos licitá-lo em breve.

Alguns dos pontos de atenção da gestão é o investimento em pavimentação, como da Estrada América, que aguardava revitalização há pelo menos 40 anos. Foto: Divulgação


JB Litoral: Quais são os projetos em andamento para melhorar a educação no município?


Brindarolli: Todas as escolas do município agora têm acesso à internet, inclusive as rurais, que também possuem notebooks para os alunos utilizarem no dia a dia. As unidades com mais alunos também contam com lousa digital, que promove uma maior interação entre alunos e professores.

Além disso, criamos um preparatório para o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que é fundamental para obter uma alta classificação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Isso nos permitiu criar uma plataforma de testes para avaliar as necessidades dos alunos e ajudar os professores a direcionarem o ensino.

No próximo ano, planejamos expandir ainda mais esse programa e implantar o ensino de tempo integral. Em 2024, também vamos introduzir aulas de música nas escolas, com a Filarmônica, o que será uma adição valiosa na educação complementar dos alunos, especialmente nas escolas maiores.


JB Litoral: Deixe uma mensagem de aniversário para os morretenses.


Brindarolli: Morretes é uma cidade que se reinventou ao longo do tempo e nesta terça completa 290 anos, um longo período repleto de histórias e memórias. Para comemorar, gostaria de convidar a todos para participarem do desfile, que acontecerá das 9h às 12h, e das 15h às 18h.

Também gostaria de expressar minha sincera gratidão a todos os funcionários da Prefeitura que se dedicaram durante todo o ano, enfrentando desafios como a redução do repasse financeiro. Estamos trabalhando incansavelmente junto ao Governo Estadual e Federal para garantir repasses que melhorem o atendimento à nossa população.

Aproveito para agradecer à população que confiou em nós durante as eleições de 2020. Estamos empenhados em retribuir essa confiança, apresentando números e promovendo o crescimento da cidade. Estamos buscando recursos para investir em Morretes, como prometido.

Aproveito esta oportunidade para convidar todos que acompanham o JB Litorala visitar Morretes. Estamos sempre preparados para receber turistas de braços abertos, oferecendo o nosso acolhimento e nossa culinária tradicional.