Mudança à vista: chuva cessa e vem o frio; saiba como fica o tempo para os próximos dias


Por Flávia Barros Publicado 18/04/2023 às 18h05 Atualizado 18/02/2024 às 09h30
Após chuva dar trégua, o sol reaparece, mas traz o frio de outono. Foto: Rafael Pinheiro/ JB Litoral.

A chuva constante que atinge toda a porção leste do estado já impactou a região, nesta terça-feira (18), com o fechamento total da BR-376, em Guaratuba, devido ao alto índice pluviométrico. O bloqueio durou das 8h às 20h. Em Paranaguá, por exemplo, o acúmulo de chuvas nesta terça, até o final da tarde, era de 47.4 mm, com probabilidade de 97% de chuva, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Mas, a partir desta quarta-feira (19), a chuva já dá adeus e abre espaço a um tempo ensolarado, com 0% de probabilidade de chuva e os parnanguaras já começarão a sentir a queda na temperatura, com mínima de 19°C e máxima de 26°C, a maior máxima dos próximos 10 dias.


MUDANÇA DE FIGURINO


Passado quase um mês do início do outono, mas um pouco antes do previsto, os dias com temperaturas mais amenas chegam mesmo na quinta-feira (20), quando já dará para vestir casacos de meia estação, com mínima de 17 e máxima de 21 graus. Na sexta, cai mais um pouco, com 16°C de mínima e 20°C de máxima. Mas calma, para quem não é muito fã do frio, o ar mais geladinho para por aí e, pelos próximos 10 dias, as mínimas ficam no patamar dos 18 ou 19 graus, já as máximas vão aumentando devagar de 22 até chegar aos 25 graus.

O meteorologista do Simepar, Lizandro Jacóbsen, explica o que faz o tempo seguir seco e com temperaturas mais baixas:


ALERTA DE VENTOS FORTES

Além das temperaturas mais baixas, há também a possibilidade da região ser rota de ventos fortes, segundo alerta emitido, nesta terça-feira (18), pela Marinha do Brasil. Segundo o comunicado, a passagem de uma frente fria poderá afetar a faixa litorânea entre os estados de Santa Catarina e do Espírito Santo, de Laguna (SC) a Linhares (ES), com ventos de direção oeste a sudoeste, com intensidade de até 75 km/h, entre a noite de quarta (19) e a manhã de sexta-feira (21).