“Não é só sinônimo de saúde e união, é muito mais que isso”, diz fundador do grupo Amantes do Pedal


Por Diogo Monteiro Publicado 19/08/2021 às 15h53 Atualizado 16/02/2024 às 10h42

Grande parte dos parnanguaras sabe e reconhece sua paixão pela bicicleta. Por ser uma cidade plana, sem muitos altos e baixos, faz com que as “magrelas” se tornem o primeiro meio de transporte de quem vai para escola,trabalho e para aquele passeio em família. Foi pensando nessa união, que dois amigos criaram um grupo, para que, juntos, pudessem desbravar e desfrutar das trilhas e rotas nas áreas rurais de Paranaguá e do Litoral.

O ciclista Luciano Santos, de 43 anos contou ao JB Litoral como surgiu a ideia do Grupo Amantes do Pedal, que conta hoje com mais de 500 pessoas. “O grupo surgiu de uma união de dois amigos Luciano e Reginaldo em 06/01/2020 e com isso decidimos criar um grupo na base da amizade para fugir da rotina e sair para pedalar aos finais de semana, só que acabou tendo uma proporção maior e até inesperada. Hoje temos dois grupos, que no total da mais de quatrocentas pessoas unidas, em um denominador comum. Aquele que muitos chamam da famosa “magrela” a nossa querida bicicleta”, destacou Luciano.

Além do bem estar e cuidar da saúde, outro ponto destacado pelo fundador é a superação dos próprios limites, dentro das suas capacidades, aliados desde os iniciantes até aos mais experientes. “Não é só sinônimo de saúde e união, é muito mais que isso. É a liberdade de ir para onde você quiser e desafiar os seus próprios limites, que estão só na sua mente. Não existe uma rota fixa, procuramos diversificar para atender todo o público, desde os iniciantes até os que estão pedalando com mais frequência”, disse o ciclista.

Carro x bicicleta

Segundo Luciano, respeitar as leis de trânsito também faz parte das orientações do grupo, mesmo pedalando nos momentos de folga, em sua maioria, os integrantes também são motoristas e ajudam a melhorar a segurança, quando encontram os companheiros de pedal. Mas mesmo a cidade tendo tantos ciclistas, alguns motoristas ainda dirigem de forma inadequada, trazendo insegurança. “A educação do trânsito vem engatinhando, existe uma melhora, mas que infelizmente ainda é pouca. Precisamos de uma campanha maior de conscientização do trânsito nas partes periféricas da cidade por parte do poder público”, lembrou Luciano.

Neste Dia Nacional do Ciclistas, Luciano deixou sua mensagem em nome do Grupo Amantes do Pedal, para os motoristas que trafegam pelo litoral. “Pedimos um pouco mais de consciência no trânsito, por parte dos motoristas. Dê a preferência, não só para nós ciclistas, como para os pedestres também. Quando você vê um ciclista, ali está um trabalhador, pode ser um pai, uma mãe ou seu filho se deslocando para o trabalho ou até mesmo para o lazer”, finalizou o ciclista.

Quem quiser participar dos pedais do grupo pode entrar em contato pelo WhatsApp (41) 98501-8440 falar com Alessandra ou pelo (41) 99720-6010 com Luciano. Durante a semana eles se reúnem nas segundas-feiras no Aeroparque, às 19h30, para incentivar os pedais dos iniciantes; nas quartas-feiras 19h30 no Posto Jardim, próximo ao viaduto das praias e, no mesmo local, reúnem-se no sábado às 13hs e aos domingos 07h30. Todas as rotas e trajetos são informados, por meio do Grupos do Pedal