Ônibus do transporte escolar não levam estudantes por problemas na PR-405 em Guaraqueçaba


Por Gabriel Santos Publicado 17/03/2022 às 12h38 Atualizado 17/02/2024 às 04h06
Ônibus do transporte escolar

Os ônibus do transporte escolar de Guaraqueçaba deixaram de levar os alunos da rede municipal e estadual de ensino, nesta quinta-feira (17), por apresentarem problemas mecânicos na PR-405, fazendo com que os estudantes não fossem às escolas.

Os veículos que atendem as comunidades rurais de Serra Negra, Batuva, Ipanema Morato tiveram pneus furados pelos buracos da pista e também ficaram encalhados no lamaçal, devido as recentes chuvas na região. Segundo uns dos motoristas, Edvaldo Narciso Izabel, as más condições da pista causaram adversidade que foi presenciada pelos estudantes.

“O ônibus estava bom, mas com essa estrada não há carro que aguente. Como estava na comunidade, avisei as equipes e deixei o ônibus onde estragou. Tive que levar as crianças para casa a pé”, comenta Edvaldo.

Segundo a prefeitura, novos veículos chegaram a ser colocados para rodar e também foram realizadas as revisões na antiga frota. “É uma situação revoltante, não apenas pelos gastos com manutenção veicular, mas pela situação em que ficam nossas crianças. Quando um ônibus desse estraga, geralmente, ocorre em áreas sem sinal e os alunos ficam correndo risco na estrada até a chegada do socorro”, ressalta o secretário de Educação, Sidney França.

Problema recorrente

Não é de hoje que a população sofre com os problemas na via controlada pelo governo do Estado. A Viação Graciosa solicitou ao Departamento de Rodagem do Paraná (DER-PR), no dia 10 de fevereiro, a descontinuação da linha intermunicipal entre Antonina e Guaraqueçaba. A justificativa da empresa é que a precariedade nas estradas PR-340 e PR-405 teria motivado a desistência.   

O DER-PR abriu um processo licitatório para a contratação de um grupo que faça o percurso, mas até o momento nenhuma empresa está interessada em assumir o trajeto.    

Para a prefeita, Lilian Ramos (PSC), os transtornos afetam todos os moradores da cidade. “Hoje foram os ônibus escolares, semana passada foram veículos de saúde, carros de turistas, agricultores perderam sua safra por não conseguir escoar sua produção. Desde o início da gestão foram inúmeras tratativas com SEIL, LOGIT, DER, governo do Estado, deputados estaduais e federais, que trouxeram resultados paliativos, mas precisamos de um trabalho efetivo de manutenção da PR-405”, desabafa.

Com informações da prefeitura de Guaraqueçaba