Fake: ostra “gigante” teria sido encontrada em Guaraqueçaba


Por Flávia Barros Publicado 24/02/2023 às 07h22 Atualizado 18/02/2024 às 05h32

No final da semana passada viralizou a foto acima, que seria uma ostra de 1,5 kg que teria sido pescada em Guaraqueçaba. Como o prometido, e em respeito aos leitores, o JB Litoral foi em busca de confirmar se o fato seria verídico ou se não passava de uma história de pescador. A reportagem fez alguns contatos com a administração municipal, uma vez que a postagem foi compartilhada no perfil da prefeitura, no Facebook.

Informação foi compartilhada no perfil oficial da prefeitura de Guaraqueçaba. Foto: Reprodução/Rede Social

DETALHES

Segundo a publicação, o homem pescava na Ilha de Medeiros quando puxou sua rede. Pelo peso, ele pensava se tratar de peixe, mas ao ver a grande ostra quase não acreditou. A imagem viralizou nas redes sociais e o JB Litoral foi em busca de mais informações sobre a suposta ostra divulgava na última sexta-feira de fevereiro.

Também conversamos com um morador da Ilha de Medeiros, local onde a grande ostra teria sido pescada e ele, que conhece grande parte dos pescadores da localidade, disse “até agora não tenho informações de quem pegou a ostra“.
Enquanto a busca pela confirmação da veracidade da ostra gigante acontecia, muita gente já sonhava em como consumir aquela ostra avantajada, mas, em um compromisso com a verdade, que sempre norteia o JB Litoral, a reportagem constatou que a tal ostra de 1,5kg não passou de uma fake news.

SE EXISTIU, NÃO ERA AQUELA

Uma coisa é certa: se a grande ostra de 1,5 kg da Comunidade de Medeiros, em Guaraqueçada, existiu, não era aquela da foto divulgada na publicação, pois o JB Litoral confirmou que a imagem em que uma pessoa aparece segurando a concha enorme na mão é, na realidade, de um banco de imagens que podem ser usadas gratuitamente na internet.