Ouvidoria Itinerante recebe demanda dos moradores do bairro Porto Seguro, em Paranaguá


Por Amanda Batista Publicado 22/07/2023 às 13h49 Atualizado 18/02/2024 às 17h56

Na manhã deste sábado (22), a população do bairro Porto Seguro, em Paranaguá, teve a oportunidade de expressar suas sugestões e demandas em relação ao transporte público durante a estreia da Ouvidoria Itinerante na região. O próximo encontro está marcado para o dia 5 de agosto, no bairro Jardim Esperança.

Com o objetivo de estabelecer um canal aberto de diálogo com os usuários do transporte público gratuito, a ação itinerante acontecerá a cada 15 dias, sempre aos sábados à tarde, permitindo que os moradores participem ativamente na melhoria contínua do serviço.

Na ocasião, a secretária de Serviços Urbanos, Christianara Folkuenig, destacou que, além dos encontros presenciais, os moradores também têm a opção de enviar suas sugestões através dos telefones (041) 3420-2920 / 3420-2921 e do site da ouvidoria da Prefeitura de Paranaguá.

Christianara fala sobre a importância de ouvir os moradores para prestar um serviço compatível com as necessidades da população. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral.

Além dos meios digitais, estamos criando um meio aberto de comunicação com a população, um canal que estará nos bairros a cada 15 dias, sempre aos sábados num horário em que todos estão em casa e podem participar”, diz Christianara.

Para a secretária de Gabinete Institucional, Christiane Yared, ouvir e entregar os serviços para a população é um dos compromissos firmados por todas as secretarias.

Nós temos a Tarifa Zero, que é maravilhosa, e até invejada por muitos municípios, mas nós sabemos que ouvindo a população você tem respostas que não teria outra forma de conseguir, você tem acesso às demandas reais dos moradores de cada região”, frisa Yared.

Transporte gratuito aumenta mobilidade urbana


Por meio do Tarifa Zero, o município teve um aumento significativo no número de usuários do transporte, conta Christianara. Com uma média de 33 mil giros de catraca por dia, sendo 14 mil aos sábados e 4.200 aos domingos, o transporte coletivo alcançou a marca de 700 mil usuários por mês.

O transporte coletivo é muito dinâmico, então a gente precisa ficar atento para verificar o número de passageiros, se as linhas estão funcionando, por isso criamos o serviço itinerante”, afirma a secretária ao JB Litoral. “Começamos aqui em Porto Seguro porque é a linha que possui o maior número de passageiros, com quase 18% do total”, acrescenta.

Luana da Silva conta que utiliza os serviços para pagar contas, ir ao médico e procurar vagas de trabalho. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

A moradora do bairro, Luana da Silva Martins, compartilhou sua experiência como usuária do Tarifa Zero. Ela conta que a gratuidade facilita a locomoção e gera uma economia de cerca de R$ 20 por dia para o marido que usa o transporte para trabalhar.

O meu marido pega 4 ônibus para ir e voltar do trabalho, então é bem útil. Se não tivesse o transporte, seria um gasto enorme para a gente, que antes tínhamos que contar as moedas para pagar o ônibus”, lembra a
moradora.

Principais queixas


De acordo com a secretária de Serviços Urbanos, as principais reclamações relatadas pelos moradores foram relacionadas aos horários dos ônibus e a superlotação em horários de pico.

Christianara afirma que para solucionar essas questões, as sugestões e queixas coletadas serão utilizadas na elaboração do novo contrato do serviço de transporte coletivo. “Uma audiência pública está prevista para setembro, e até o final do ano, o novo processo licitatório será concluído com base nas necessidades de cada região”, salienta.

Plano de Transporte Urbano Coletivo


Em março, a Prefeitura realizou a primeira audiência relacionada ao transporte coletivo gratuito e apresentou os resultados do estudo da Urbtec – Engenharia, Planejamento e Consultoria, responsável pela elaboração do Plano de Transporte Público Urbano Coletivo.

O novo modelo vai ampliar as responsabilidades da empresa vencedora da concorrência e diminuir as obrigações da prefeitura, conforme apontou o prefeito Marcelo Roque (PSD) durante reunião com autoridades do município, realizada em fevereiro deste ano para informar que a atual concessionária, Viação Rocio, não terá seu contrato prorrogado e desmentir boatos acerca do programa Tarifa Zero.

O maior erro do edital passado foi dar preferência para uma empresa que tivesse um pátio próximo ao terminal de ônibus, e isso restringiu muito a licitação. Não queremos que isso aconteça no novo edital; queremos uma ampla competitividade, que as empresas venham para Paranaguá, participem do certame, e queremos corrigir aquilo que achamos que está muito errado”, afirmou Marcelo Roque na ocasião.