Paranaguá Saneamento faz alerta sobre riscos da água de poço para a saúde humana


Por Flávia Barros Publicado 31/07/2023 às 18h21 Atualizado 18/02/2024 às 18h44

Em uma pesquisa rápida na internet é possível constatar que várias empresas oferecem o serviço de perfuração de poços artesianos, em Paranaguá e outras cidades do Litoral. Mas, o que aparenta ser um serviço simples e de livre demanda, é regulado por lei. No caso do Paraná, é preciso formalizar o pedido junto ao Instituto Água e Terra (IAT).

Segundo estimativa do Instituto Trata Brasil, existem mais de 2,5 milhões de poços tubulares em solo brasileiro, sendo 88% deles clandestinos.

Meio Ambiente e Saúde

Além de a exploração desordenada poder trazer danos ao meio ambiente, a Paranaguá Saneamento, empresa do Grupo Iguá, fez um alerta à população, nesta segunda-feira (31), sobre os riscos que a água de poço pode representar para a saúde humana, devido às possíveis contaminações e por não ser potável.

Riscos

Segundo o alerta da concessionária, a água de poço pode estar sujeita a diferentes fontes de contaminação como bactérias, vírus, parasitas e poluentes químicos, e isso ocorre devido à proximidade com fossas sépticas. Outro problema do consumo de água de poço contaminada são os casos de doenças gastrointestinais, infecções bacterianas, intoxicação por substâncias químicas e, até mesmo, doenças transmitidas pela água, como cólera e febre tifoide.

É importante que os estabelecimentos comerciais e os cidadãos estejam cientes dos perigos associados à água de poço e sigam as orientações da Vigilância Sanitária para garantir o acesso a água potável segura. A Paranaguá Saneamento se coloca à disposição da comunidade para auxiliar no acesso, regularização e no recebimento de água no imóvel”, disse o diretor geral da Paranaguá Saneamento, Wagner Souza.