Parnanguara que ganhou bolsa em Oxford luta para arrecadar dinheiro da viagem


Por Marinna Prota Publicado 14/10/2021 às 13h13 Atualizado 16/02/2024 às 16h07

Fazer uma viajem internacional é o sonho de muita gente. Mas conseguir uma bolsa para estudar fora é algo que aumenta ainda mais o sentimento de satisfação. E é exatamente isso que o jovem Lucas Ramos, de 16 anos, está sentindo. Ele venceu um concurso e está prestes a estudar em uma das universidades mais renomadas do mundo, a Universidade de Oxford. No entanto, para conseguir seguir viagem, ele precisa arrecadar R$30 mil para custear tudo.

Ao JB Litoral, Lucas contou que os pais são separados e que a mãe e o padrasto não possuem condições de arcar com os gastos. “Preciso de 30.000 reais, não podemos arcar com um valor tão alto, é inviável. Minha mãe fez uma campanha online que tem ajudado e dado esperança de que cobrirá ao menos uma parte do valor necessário, o que facilitaria a situação”, explicou o jovem.

Ele é estudante do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e cursa o ensino médio com técnico em mecânica. O sonho do garoto é se tornar engenheiro, e para isso espera conseguir acrescentar a experiência internacional no currículo. “É um momento único que eu nunca imaginei estar vivendo sendo tão nov. Mas agora, preciso entender a situação e ter esperança de que vou conseguir concluir minha inscrição e viajar em 2022. Já a ansiedade em relação a viagem é normal, primeira vez viajando sozinho, vai ser uma experiência muito enriquecedora”, relata o estudante.

Pedido de ajuda

Sem condições financeiras de arrecadar uma quantia tão alta, a família criou uma Vakinha Online e tem buscado ajuda de amigos e pessoas que podem contribuir. No entanto, Lucas ainda busca apoio de empresas e instituições, para tentar atingir a meta, que é bastante alta em razão do preço da libra esterlina, moeda oficial da Inglaterra que na cotação de hoje está em R$7,54.

“Busquei contato com algumas empresas, mas ainda não há nada confirmado, o colégio onde estudo não ofereceu ajuda de custo. Tenho até 25 de novembro para pagar. A instituição ofereceu a opção de pegar o valor total e parcelar, porém só informam sobre o parcelamento após o pagamento da entrada”, detalhou Lucas.

O jovem termina fazendo um apelo para que puder contribuir de alguma forma. “Vai ser um orgulho levar o nome de Paranaguá para uma das universidades mais renomadas do mundo. Conto com a ajuda das pessoas com qualquer valor pois cada doação é importante. É um voto de confiança sendo feito. Quero retribuir a confiança que tem sido depositada em mim e utilizar essa experiência como algo enriquecedor não apenas para mim, mas para o próximo também”, concluiu.