Passagens de nível podem ter temporizador; Rumo diz ser necessário estudo


Por Marinna Prota Publicado 20/08/2021 às 13h55 Atualizado 16/02/2024 às 10h46

Nesta semana foi aprovado o pedido feito na Câmara dos Vereadores de Paranaguá, Requerimento n° 0255/2021, para que a sinalização das passagens de nível fossem reforçadas. Com isso, também foi atrelada a implantação de sistemas que previnam acidentes e ajudem os moradores com o tempo de espera causado pelas manobras de trens. Vereador Ezequias Rederd, conhecido como Maré, do Podemos, foi o requerente. A empresa Rumo afirma que é necessário estudo antes da implantação.

“Uma cancela de novo até era bom, até evita, porque o apito do trem, o cara que vem dentro do carro não escuta muito. As cancelas eram essencial, porque o cara vinha aqui e via fechado e parava, quando antigamente tinha cancela, dificilmente tinha acidente”, relembrou Francisco Elias, morador da Rua Tufi Maron, no Jardim Santa Rosa há 70 anos.

No requerimento, feito pelo vereador Maré, a justificativa foi de que “considerando o congestionamento diário de veículos provocado pela empresa Rumo nos cruzamentos com Av. Coronel Santa Rita, na Av. Prefeito Roque Vernalha, na Av.Bento Rocha e Av. Tufi Maron, uma vez que a passagem de nível, notadamente com as manobras de trem, que além de contribuir significativamente para ocorrência de alguns acidentes, tem causado estresses e transtornos de diversas ordens aos munícipes e que as passagens de nível, ante as manobras dos trens, praticamente separam a cidade em duas partes e impossibilitam o regular trânsito de veículos e pedestres”, é necessária a adequação da sinalização e inclusão de dispositivos de segurança e de auxílio a tomada de decisão da comunidade frente a possíveis desvios.

Com a duração de manobras entre 5 e 30 minutos, a população muitas vezes fica sem poder transitar nas avenidas. O congestionamento soma alguns metros. Para Maré isso comprova a necessidade da colocação de um cronômetro no local, mostrando o tempo restante de cada manobra. “A sinalização com cronômetro regressivo ajudará na tomada de decisão conforme o tempo de espera até o final da manobra, ou seja, o motorista ou ciclista, a depender do tempo ainda a esperar e se achar mais conveniente, poderá optar por outro caminho”, afirma o vereador.

A ideia do painel eletrônico com tempo regressivo, conforme destaca o vereador foi pensada para reduzir os estresses causados pela incerteza de não saber por quanto tempo é preciso esperar a manobra do trem ser finalizada.

Acidentes

Ao JB Litoral, a Rumo informou que foi notificada por meio de um ofício no dia 17 de agosto, mas disse através de nota oficial que “ainda não foi oficiada e reforça que, em relação a sinalização nas passagens em nível, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), art, 24, estabelece que compete as entidades de trânsito do município. A respeito da instalação de cronômetro para controle de tempo de manobra do trem, a empresa informa que a solução requer estudo mais aprofundados e está à disposição para dialogar com o município. A Companhia esclarece que todas as operações seguem as normas de segurança vigentes e procuram causar o menor impacto possível à população”.

A empresa ainda destacou que os acidentes são um tema amplamente abordado e discutido junto as autoridades de trânsito e que “a Rumo está desenvolvendo junto as entidades de trânsito iniciativas para conscientizar a população sobre os cuidados”.

Para Francisco Elias, as mortes em linhas de trem em Paranaguá são frequentes e a reimplantação de dispositivos de segurança seria primordial. “A travessia ali da Roque Vernalha, poxa, já morreu gente por ali. Cada vez é um transtorno. Tinha que fazer um viaduto ali, a sinalização até que é boa, mas precisa mais. Não adianta ficar só no papel, tem que tirar do papel e fazer. Já presenciei muito acidente até quando tinha uma cancela ali. Muitos corpos a gente viu, trem arrasta, mata”, declarou o morador da região.