Patrulha Rural é criada para garantir segurança de moradores e produtores de Antonina a Guaraqueçaba


Por Diogo Monteiro Publicado 03/05/2022 às 14h40 Atualizado 17/02/2024 às 07h36

Os moradores e produtores da área rural entre Antonina e Guaraqueçaba ganharam, neste mês de maio, um reforço na segurança pública. Criada desde 2009 pela Polícia Militar (PM) no Paraná, a Patrulha Rural começou a atender a população do litoral, nesta segunda-feira (2), em toda a extensão da PR-405, principal acesso terrestre entre os dois municípios.

A criação de um policiamento específico para a área rural foi determinada pelo comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar (BPM), o Tenente Coronel Tavares. A nova divisão irá atuar com o objetivo de reduzir a criminalidade e melhorar a qualidade de vida da população, evitando que criminosos utilizem a região como rota de fuga ou esconderijo, situações que tem trazido insegurança para a população.

O comando será do Capitão Pedro e o patrulhamento será diurno, mas também contará com operações noturnas, executadas pelo Sargento Silvestre e soldado Colombes. Por enquanto, uma viatura irá atender 11 comunidades rurais, sendo elas; Potinga, Tagaçaba e Tagaçaba de Cima, Itaqui, Serra Negra, Pedra Chata, Morato, Ipanema, Batuta, Rio Verde e Utinga.

Além do patrulhamento ostensivo, a equipe já está atuando em parceria com Colégio Estadual Porto da Linha, em Tagaçaba, e com a reserva biológica Guaricica, onde os militares fazem palestras e mantém contato com a comunidade através de projetos sociais.