Pesados e blindados: frota de caminhões inéditos no Exército Brasileiro chega a Paranaguá


Por Flávia Barros Publicado 08/08/2023 às 18h08 Atualizado 18/02/2024 às 19h35
Frota inédita será levada para Curitiba como parte do Programa Forças Blindadas; de lá, será distribuída para mais regiões do Brasil. Foto: TCP

Eles resistem a disparos de armamento pesado (calibres 5.56 mm e 7.62 mm), estilhaços de artilharia, minas e explosivos e possuem capacidade para rebocar até 42 toneladas. Os caminhões MaxxPro Recovery Vehicle, fabricados pela empresa norte-americana Navistar Defense são inéditos no Brasil e chegaram, na tarde desta terça-feira (8), no Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP). De acordo com a empresa que administra o Terminal, são 20 veículos que serão destinados ao Exército Brasileiro (EB).

Forças blindadas

Os caminhões serão levados para Curitiba como parte do Programa Forças Blindadas, onde serão utilizados para resgates de viaturas blindadas Guarani, em campo de batalha. Segundo a TCP, o programa de destino dos blindados integra o Portfólio Estratégico da Força Terrestre, trazendo mais capacidades à frota blindada. O processo de compra dos veículos teve início em 2018 e passou por diversas etapas, de acordo com os requisitos operativos do Exército Brasileiro.

Por que Paranaguá?

Para operacionalizar o recebimento das viaturas a partir do desembarque no terminal, juntamente com a equipe da Divisão de Importação e Exportação de Materiais da Base de Apoio Logístico do Exército e com os meios logísticos do Comando da 5ª Divisão de Exército, o oficial que participou das tratativas, coronel Éder Valério Pellegrini, detalha os fatores que influenciaram na escolha pelo serviço.

Destaco a proatividade na preparação para o recebimento das viaturas, com o pronto atendimento em todos os canais disponíveis para sanarmos as dúvidas. Outros atrativos foram a proximidade do terminal com a cidade de destino, que é Curitiba, além dos equipamentos modernos do terminal para a movimentação das cargas e um time operacional e administrativo capacitado e experiente, que transmitiu segurança e confiabilidade em todo o processo”, explica o coronel.

O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, também fala sobre a escolha do Porto de Paranaguá para receber as viaturas. “O porto parnanguara possui agilidade no embarque e desembarque de veículos. Além disso, os trabalhadores portuários são altamente qualificados e reconhecidos em todo o País pela operação com este tipo de carga”, destaca.

O desembarque

Os caminhões chegaram pelo navio de rodantes Arc Resolve, do armador norueguês Wallenius Wilhelmsen. Ao atracar no porto, os veículos desceram pela rampa e foram levados para a área de armazenamento. O terminal trabalha com estrutura para atender as chamadas cargas projeto, cujas medidas, dimensões e pesos estão fora dos padrões para o embarque em contêineres convencionais, como é o caso dos caminhões blindados.

A TCP realiza investimentos pesados em tecnologia e possui uma equipe especializada para alcançar os recordes a cada dia mais. Já operamos minicarregadeiras, escavadeiras, caminhões, colheitadeiras e tratores, movimentando uma média de 600 máquinas mensalmente aqui na TCP. Até o final de 2023, a expectativa é de ultrapassarmos 7.000 máquinas movimentadas”, afirma o gerente de operações logísticas da TCP, Fabio Mattos.

Destino final

Após liberação documental, a frota blindada será transportada para a capital paranaense, sob a responsabilidade da Seção Logística do Comando da 5ª Divisão de Exército. O 27º Batalhão Logístico e o 5º Batalhão Logístico serão as unidades militares que conduzirão os 20 caminhões blindados para o Parque Regional de Manutenção – destino provisório até serem distribuídas nacionalmente para outras localidades do Exército Brasileiro.