Pescados de Guaratuba serão comercializados em 31 cidades do Paraná


Por Redação Publicado 11/05/2023 às 15h26 Atualizado 18/02/2024 às 11h08

Desde 2021, os empresários do setor pesqueiro de Guaratuba solicitavam ao poder municipal a entrada em um consórcio para ampliação da comercialização de seus produtos em outras cidades. Finalmente eles receberam a boa notícia: a partir de agora, o mercado consumidor dos pescados da cidade poderá ser ampliado para 31 municípios do Paraná.

Entenda: Na terça-feira (9), o prefeito Roberto Justus (União) se reuniu com a diretoria da Associação da Indústria de Transformação do Pescado de Guaratuba (Assointra) e com a diretoria do Consórcio Metropolitano de Serviços do Paraná (COMESP) para tratar sobre a certificação do Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM-POA).

Como o município já faz parte do COMESP, as tratativas para que o consórcio recebesse a autorização do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) para a ampliação da comercialização dos produtos foram iniciadas sem obstáculos. Com o resultado positivo da negociação e com a certificação SIM-POA, os empresários do setor tiveram a boa notícia.

Agora, os 31 municípios do estado que fazem parte do Consórcio Metropolitano poderão adquirir os pescados guaratubanos. Além disso, também será desburocratizada a certificação para venda em todo o país.

De acordo com o secretário municipal da Pesca e Agricultura, Cidalgo Chinasso, os empresários e a Assointra ficaram satisfeitos com o funcionamento da certificação, que seguiu para votação na Câmara Municipal.

Todos estão de acordo com os procedimentos e parâmetros estabelecidos. Agora, falta a adequação à Lei Municipal do SIM-POA seguir para votação na Câmara, já que é preciso seguir o padrão dos 31 municípios que compõem o COMESP”, explica.

Após a aprovação, o município tem até julho para certificar o Consórcio com uma vistoria do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

Serviço de Inspeção Municipal (SIM-POA)

O SIM-POA emite o certificado de qualidade para empresas e empreendedores que atendem às exigências sanitárias vigentes na legislação para produtos de origem animal. O registro de inspeção garante segurança e qualidade dos alimentos que são produzidos, tendo em vista que passam por diferentes etapas do controle de qualidade.

*Com informações da Prefeitura de Guaratuba