Plantação de vegetação nativa em Matinhos deve valorizar imóveis do bairro Tabuleiro


Por Redação Publicado 19/06/2023 às 12h21 Atualizado 18/02/2024 às 14h40

O Instituto Água e Terra (IAT), em parceria com a Prefeitura de Matinhos, deu início ao plantio de grama nas margens do canal da Avenida Paraná, a primeira fase da reestruturação paisagística do local. A nova etapa é fundamental para obras de macro e microdrenagem e deve evitar a ocorrência de cheias no bairro Tabuleiro.

Após a conclusão da implantação da grama, também serão plantadas novas espécies de árvores nativas no mês de julho. A ideia é ampliar o canal, que deve suportar um maior volume de água com a vegetação, e dar uma cara nova à extensão de 1,5 km da avenida.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Matinhos, Sérgio Cioli, além de diminuir as enchentes na região, o projeto deve valorizar os imóveis situados ao longo do canal.

O impacto dessa obra é muito positivo, tanto para os moradores que sofreram por anos com as cheias, quanto para o município porque, além de aumentar a eficiência do escoamento, ele vai dar uma cara nova para a cidade. Vai valorizar os imóveis da região e embelezar a Avenida Paraná”, destaca.

As espécies de árvores nativas que serão plantadas são compostas por quaresmeiras, manacás-da-serra e jerivá, entre outras que se adequem às funções biológicas necessárias na macrodrenagem. Elas foram escolhidas por não ultrapassarem os cinco metros de altura e por serem nativas da Mata Atlântica.

Atualmente, a legislação vigente veta o plantio de espécies exóticas para o paisagismo urbano, dando sempre preferência para espécies nativas a fim de adequar o paisagismo à nova legislação ambiental”, explica o engenheiro florestal Hiago Adamoski Machado, gerente de projetos da Arcgeo Engenharia e Meio Ambiente.

A ação faz parte do Plano de Manejo da Vegetação das Obras de Recuperação da Orla de Matinhos, ação iniciada em 2022 em diversos pontos da faixa de praia.

Macro e microdrenagem

As obras de macrodrenagem no canal da Avenida Paraná começaram em junho de 2022 e já alcançaram 55% de conclusão. O projeto pretende expandir o canal para sete metros de largura em concreto formatado como um U (na base e nas laterais), aumentando a velocidade do escoamento e diminuindo o nível de alagamento. O investimento é de pouco mais de R$ 10 milhões.

Já as obras de microdrenagem começaram em maio e se estenderão por 14 meses, com investimento de R$ 39,2 milhões. Serão, ao todo, 23 quilômetros de novas redes em diferentes pontos da cidade.

Agora, com essa nova drenagem, a tendência é o escoamento mais rápido da água, que vai mudar completamente a vida dos moradores daquela região. Nós da administração pública de Matinhos ficamos muito felizes com esse investimento do Governo do Estado que já está transformando a nossa cidade”, conclui o secretário Sérgio Cioli.

*Com informações da AEN