Polêmica em Guaratuba: prefeito fala para moradores “se abraçarem” com imprensa para resolver problemas da Colônia Potreiro


Por Redação Publicado 17/08/2023 às 19h18 Atualizado 18/02/2024 às 20h36
Condição de vias que dificultam mobilidade da comunidade foi um dos assuntos cobrados pelos moradores. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

Na primeira quinzena de julho o JB Litoral trouxe reportagens especiais com a população da Colônia Potreiro, em Guaratuba. A comunidade rural, localizada em uma Área de Proteção Ambiental (APA) de Guaratuba, faz limite com São José dos Pinhais (PR), Tijucas do Sul (PR) e Garuva (SC) e alega que precisa utilizar serviços públicos dessas três cidades porque os oferecidos pelo município de origem não suprem as necessidades da população.

Nesta quinta-feira (17), um vídeo envolvendo as reivindicações dos moradores fez o assunto voltar a ser notícia na região. O material, que viralizou nas redes sociais, foi gravado quando o prefeito Roberto Justus (União) participava de uma agenda de inauguração da Ponte do Rio Bonito, na tarde de quarta-feira (16). No local, um grupo de moradores da Colônia Potreiro esperava para tentar falar com o prefeito.

Impasse

No vídeo, moradores o questionam a respeito da situação da estrada que liga a comunidade ao centro urbano, dos atendimentos da Saúde que são realizados até em banheiros da escola da Colônia e a falta de transporte escolar. Respondendo às indagações de que não recebia os moradores, nem atendia aos pedidos da comunidade, Justus alegou que parou de atender devido às queixas feitas à imprensa.

Quem montou a associação dos moradores fui eu, aí vocês viraram o cocho e resolveram bater na gente. Eu sempre atendi e parei de atender quando vocês correram pra televisão”, disse Roberto Justus.

Moradores rebateram e disseram que apenas este ano as queixas sobre as dificuldades foram exibidas pela imprensa; informação contestada pelo prefeito, que afirmou que desde 2017 um vídeo com uma criança que tinha que andar quilômetros para ir à escola havia sido exibido na TV.  

Se você acha que o prefeito não está resolvendo e que a televisão vai atender, então se abrace com a televisão“, falou.

Protocolo

Ainda segundo afirmou o prefeito aos moradores que pediam providências, se a comunidade quer a presença da administração no local, o faça via protocolos a serem analisados.

Uma das moradoras tenta apaziguar a situação e afirma que eles estão ali para pedir que Justus faça uma visita à comunidade e veja como está a situação.

O que eu posso atender eu atendo. Levei atendimento médico, mas vocês falam que o prefeito não presta. Então é melhor não dar porque vocês reclamam de todo jeito”, respondeu o prefeito.

Como a gente vai ser atendido pelos médicos no banheiro? Como vamos fazer um preventivo numa escola tendo aula?”, questionou outra moradora.

Justus afirmou que não terá unidade de saúde na localidade por se tratar de uma APA e que maior parte dos moradores ocupou área que não poderia ser habitada.

Eu volto a dizer, você quer que a imprensa resolva? Se você chama a imprensa, fecha portas para o nosso diálogo“, finalizou o prefeito.

Confira o vídeo do impasse, na íntegra: