Pontal do Paraná inaugura sala de costura no Provopar; costureiras confeccionarão os uniformes escolares do município em 2024


Por Redação Publicado 10/11/2023 às 10h23 Atualizado 19/02/2024 às 04h23
Agora, as alunas dos cursos “Princípios de Confecção Industrial” e “Técnicas de Costura Industrial com Ênfase em Uniformes” possuem um ambiente de aprendizado completo. Foto: Prefeitura de Pontal do Paraná.

*Com informações da Prefeitura de Pontal do Paraná

A nova sala de costura “Costurando Sonhos” do Projeto Retalhando foi inaugurada nessa terça-feira (7), em Praia de Leste, na sede do Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) de Pontal do Paraná. Na ocasião, o prefeito Rudisney Gimenes Filho (MDB), o Rudão Gimenes, também assinou o convênio de colaboração entre a Prefeitura e o Provopar.

A oficina de costura servirá para reforçar a estrutura do Projeto Retalhando, mantido pelo Provopar, que acolhe e oferta cursos de economia doméstica para mulheres, incluindo a costura com aproveitamento de retalhos da indústria têxtil.

O investimento de R$ 60 mil, obtido junto à Receita Federal na Feira da Partilha de 2023, foi revertido na compra de novas máquinas, na troca de mesas e na compra de insumos. Além da Receita, a Prefeitura também destinou recursos para a reforma e ampliação da sala.

A presidente do Provopar de Pontal, Simone Rocha, agradeceu aos órgãos públicos pelo apoio. “Somos muito gratos pelo apoio da Feira da Partilha e da Prefeitura. Graças a eles agora contamos com um espaço totalmente revitalizado, que vai melhorar e muito a capacitação das costureiras“, disse Simone ao JB Litoral.

Confecção de uniformes

Agora, as alunas dos cursos “Princípios de Confecção Industrial” e “Técnicas de Costura Industrial com Ênfase em Uniformes”, realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/PR), Secretaria Municipal de Assistência Social e Provopar, possuem um ambiente de aprendizado completo.

Além disso, por meio da Sala do Empreendedor e do Escritório de Compras Públicas, elas poderão se tornar microempreendedores individuais (MEI’s) e participar da confecção dos uniformes escolares da Rede Municipal de Ensino em 2024.

De acordo com o prefeito Rudão Gimenes, a intenção é sempre gerar emprego e renda, fazendo no primeiro momento, o dinheiro circular na economia local.

Queremos que o dinheiro fique no município e impulsione a economia local garantindo uniformes escolares com qualidade para nossos alunos, além de gerar emprego e renda a quem produz”, explica o prefeito.“Numa etapa seguinte, após a capacitação e formalização, o município compra os insumos e quem confeccionar uniformes receberá pelos serviços”, completa Rudão.

Já a vice-prefeita, Patrícia Millo Marcomini (MDB), que também é secretária de Assistência Social, destaca as parcerias com Provopar e Senai como fundamentais para o sucesso da iniciativa. “Com a capacitação das turmas avançamos para que a cidade produza seus próprios uniformes e fazemos a diferença diretamente na vida dessas pessoas, dos alunos e da cidade em geral”, diz Patrícia.

Foto: Prefeitura de Pontal do Paraná.

Confecção de uniformes

Os cursos “Princípios de Confecção Industrial” (36 horas/aula) e “Técnicas de Costura Industrial com Ênfase em Uniformes” (96 horas/aula) já capacitaram mais de 60 costureiras.

Em 2024, as alunas formadas produzirão os uniformes na sala de costura do Provopar e no Centro PRAIA. Além disso, elas também poderão prestar serviços à Prefeitura com a produção de sacolas ecológicas reutilizáveis, feitas em tecido de material reaproveitado, em substituição às sacolas plásticas.