População do litoral pode opinar sobre grade do “Novo Ensino Médio”


Por Marinna Prota Publicado 20/10/2021 às 10h46 Atualizado 16/02/2024 às 16h42
Alunos terão mudanças na grade a partir do ano que vem. Foto: Silvio Turra/Seed

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (Seed-PR) abriu uma consulta pública sobre o currículo do “novo ensino médio” na rede estadual de ensino. A participação na pesquisa é livre para todos os cidadãos. O objetivo é apresentar o modelo, que trás opções de estudos básicos e direcionados, para que as crianças e jovens sigam uma determinada linha de conhecimento com a qual têm mais afinidade. Os interessados em opinar tem até o dia 8 de novembro para acessar o site e fazer.

A consulta pública está sendo realizada online e pode ser acessada clicando aqui. Na plataforma existe o acesso também aos currículos das quatro áreas de conhecimento e à explicação sobre como eles foram elaborados. Depois, por meio de um formulário, é possível fazer os apontamentos.

Da carga horária mínima de 3 mil horas que compõem o Novo Ensino Médio, 1,8 mil serão destinadas à Formação Geral Básica, enquanto 1,2 mil serão para os itinerários formativos. Esta nova composição será adotada por todas as escolas estaduais do litoral paranaense.

Na prática, o itinerário pode ser entendido como um conjunto de trilhas de aprendizagem, organizadas a partir de uma ou mais áreas do conhecimento. São elas: Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Existe, ainda, a possibilidade de escolher um itinerário de formação técnica (com cursos que estão no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos) ou profissionalizante, como a formação de docentes.

LINGUAGENS – Esta área é formada pelos componentes de Arte, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Educação Física, trabalhando as linguagens verbal, escrita, artística e corporal. Alguns temas que podem ser trabalhados neste itinerário são artes, cinema e teatro; inglês ou espanhol para o mercado de trabalho; esportes e qualidade de vida, entre outros.

MATEMÁTICA –Formada somente pelo componente de Matemática, esta área contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico e a resolução de problemas com a aplicação de conceitos e procedimentos matemáticos. Alguns temas que podem ser trabalhados neste itinerário são contabilidade, empreendedorismo e lógica matemática.

CIÊNCIAS DA NATUREZA –Os componentes de Química, Física e Biologia são os que integram esta área. Ela promoverá o aprendizado, a produção, o uso e a divulgação de conhecimentos das ciências naturais. Alguns temas que podem ser trabalhados neste itinerário são pandemias, endemias e saúde pública; astronomia e física quântica; química no cotidiano, entre outros.

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS – Esta área é formada pelos componentes de História, Geografia, Sociologia e Filosofia, contribuindo para a compreensão da vida em sociedade e das complexidades do mundo contemporâneo. Alguns temas que podem ser trabalhados neste itinerário são a formação do povo brasileiro e seus aspectos políticos, históricos e culturais; instituições, ética e cidadania; história do Paraná; clima e recursos naturais.

ENSINO TÉCNICO E PROFISSIONALIZANTE – Existe a opção de aliar a Formação Geral Básica a um curso técnico ou profissionalizante. Alguns exemplos de cursos são Informática, Administração, Agronegócio, Enfermagem e Formação de Docentes, além das opções relativas às atividades econômicas dos municípios. As instituições de ensino ofertarão cursos de acordo com a demanda e a disponibilidade local.

ITINERÁRIOS NA REDE ESTADUAL – Cada escola estadual ofertará itinerários de acordo com as necessidades locais. Há quase 150 municípios paranaenses que possuem somente uma escola da rede estadual com Ensino Médio. Por isso, outra possibilidade é o Itinerário Formativo Integrado, que une mais de uma área do conhecimento, como o itinerário de Linguagens e Ciências Humanas e o de Matemática e Ciências da Natureza. Os estudantes poderão escolher o itinerário conforme a oferta da sua escola.

OUTROS COMPONENTES DO CURRÍCULO – As escolas poderão ofertar outros componentes além daqueles presentes nos itinerários, como Educação Financeira (que já é ofertada hoje na rede estadual) e o Projeto de Vida, que será fundamental para apoiar os estudantes na escolha pelo itinerário.

FORMAÇÃO GERAL BÁSICA – A Formação Geral Básica (FGB) é o conjunto de aprendizagens comuns e obrigatórias a todos os estudantes e que estão previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Elas somarão uma carga horária mínima de 1,8 mil horas. Saiba mais sobre a FGB no episódio do podcast Espiral disponível neste link. Em breve, a Secretaria da Educação e do Esporte vai lançar um episódio sobre os itinerários formativos.

As mudanças começam a funcionar a partir do ano letivo de 2022, em março. Além das alterações no currículo, a lei federal também prevê mudança na carga horária de ensino.

Com informações da AEN