Portos do Paraná e MSC Cruzeiros definem últimos ajustes antes da chegada de navios a Paranaguá


Por Redação Publicado 05/10/2023 às 10h46 Atualizado 19/02/2024 às 01h28

Paranaguá está se preparando para uma grande transformação no turismo, com a abertura do porto para receber navios de cruzeiro. Durante a reunião realizada na quarta-feira (4), a Portos do Paraná e a equipe da MSC Cruzeiros definiram os últimos ajustes antes da chegada dos navios na temporada 2023/2024.

De acordo com o diretor de desenvolvimento empresarial, André Pioli, no encontro, foram acertados detalhes técnicos e operacionais para proporcionar a melhor experiência aos passageiros que farão de Paranaguá o ponto de partida para as viagens pelo Oceano Atlântico.

Fizemos uma reunião técnica de alinhamento de atracação dos navios e dos detalhes dos embarques e desembarques de passageiros, estamos fazendo os últimos ajustes e estamos ansiosos para que os navios comecem a chegar no Porto de Paranaguá”, destaca Pioli.

Serviços do Litoral serão priorizados

Na conversa com a equipe da MSC foram combinadas as taxas que serão cobradas, questões operacionais como uso da praticagem, de rebocadores, do oferecimento de serviços à embarcação no cais e também do abastecimento com suprimentos, que podem ser adquiridos na própria rede do Litoral para fomentar a economia local, além das facilidades oferecidas aos passageiros.

Pedimos que os serviços todos que os navios vão ter que fazer como troca de óleo, limpeza e retirada de lixo, abastecimento com água, abastecimento com mantimentos seja comprado na cidade para fomentar o comércio local, a economia local e gerar emprego e renda na cidade que é o objetivo dos navios de passageiros aqui na nossa região”, apontou o dirigente.

Porto disponível

O Porto de Paranaguá também se colocou à disposição da MSC Cruzeiros para ser uma alternativa caso o Porto de Itajaí sofra com condições climáticas adversas. “Estamos disponíveis para que eles venham atracar aqui com outro navio, que é o Música. Então, estamos à disposição para outros navios que, eventualmente, possam vir para cá”, finaliza Pioli.

*Com informações da Portos do Paraná