Prêmios e reconhecimento: saiba como foi o ano em que a Portos do Paraná colecionou conquistas


Por Flávia Barros Publicado 01/01/2024 às 11h16 Atualizado 19/02/2024 às 09h30
Excelência na gestão: Portos do Paraná é tricampeã em premiação da Antaq. Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Além dos números positivos, 2023 foi um ano marcado por premiações e reconhecimento para a Portos do Paraná. O JB Litoral acompanhou a trajetória exitosa da empresa pública ao longo de 2023 e traz um levantamento das suas principais conquistas.

Em maio, o porto de Paranaguá se tornou o primeiro porto público brasileiro a conquistar o certificado internacional Ecoports, reconhecido pela Organização de Portos Marítimos Europeus (ESPO). O certificado é voltado especificamente para a atividade portuária, seguindo preceitos e regulamentos do ISO 14001, e com base em um sistema de revisão chamado de Port Environmental Review System (PERS).

No mês seguinte, em junho, as ações ambientais da empresa pública, reconhecidas dentro e fora do país, foram apresentadas no VI Simpósio de Gestão Portuária – sustentabilidade e ESG, em São Luís (MA). O evento reuniu representantes do setor portuário de instituições públicas e privadas de todo o Brasil durante quatro dias.

No encontro, a empresa pública conquistou o primeiro lugar em duas categorias do Prêmio ESG Portuário, promovido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do LabPortos. Um deles foi na categoria Relato de Sustentabilidade, com o melhor relatório sobre o tema publicado por um porto público.

O outro prêmio foi da categoria projeto ambiental, com o Programa de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) na área de proteção ambiental de Guaraqueçaba. O PRAD é um dos programas ambientais da empresa reconhecidos internacionalmente e que levaram a Portos do Paraná a ser a única autoridade portuária do mundo a palestrar na COP 27 (Egito), COP 26 (Escócia), COP 25 (Madri).

Considerado o Oscar dos Portos nas Américas, reconheceu a empresa pública na categoria Eventos Especiais pela promoção da Corrida do Porto e sua ligação com a comunidade. Foto: Colaboração/Portos do Paraná

Melhor gestão

Em agosto, o reconhecimento veio do Governo Federal, com o Prêmio Portos + Brasil, em cerimônia promovida pelo Ministério de Portos e Aeroportos, em Brasília. Pelo quarto ano consecutivo, a Portos do Paraná foi eleita a melhor gestão portuária do Brasil.  

A empresa pública obteve a nota máxima no Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP), 100 pontos, na principal categoria entre os portos públicos brasileiros. O indicador é considerado o mais importante para atestar a capacidade de gerência dos portos. Ele analisa 15 métricas: índices financeiros, contábeis, eficiência operacional, transparência administrativa, estrutura organizacional, regularidade tributária e trabalhista, além da manutenção dos acessos aquaviários, entre outros.

O Paraná ainda foi destaque em outras duas categorias entre os portos públicos, conquistando o primeiro lugar na categoria Variação do Lucro Operacional (EBITDA). O mercado financeiro utiliza o indicador para analisar as práticas contábeis e avaliar a situação financeira, econômica e mercadológica de uma companhia.

Porto de Paranaguá é o primeiro porto público do Brasil a receber certificação ambiental global. Foto: Portos do Paraná 

O outro reconhecimento foi na categoria crescimento de movimentação de carga geral. A empresa conquistou o segundo lugar. A métrica mede a quantidade de carga geral movimentada, como cargas em contêineres e veículos, além de produtos em sacas, fardos ou unidades, carregados direto nos porões dos navios.

Relação estreita com a comunidade

No mês de outubro, a empresa foi condecorada com o Lighthouse Award da American Association of Port Authorities, prêmio tido como o “Oscar dos Portos nas Américas”. O evento, que aconteceu na cidade de Denver, estado do Colorado, nos Estados Unidos, reuniu mais de 130 autoridades portuárias dos Estados Unidos, Canadá e América Latina.

O prêmio reconheceu a empresa pública na categoria Eventos Especiais pela promoção da Corrida do Porto e sua ligação com a comunidade. Com mais de mil participantes, a realização da corrida exigiu esforços consideráveis para obter aprovação de órgãos como a Receita Federal e a Polícia Federal. Além disso, foi necessário interromper temporariamente as operações portuárias, além das chegadas de trens e circulação de caminhões, para garantir a segurança dos participantes.

A Corrida do Porto deve entrar para o calendário de eventos de Paranaguá e, em março de 2024, ou em data próxima aos 89 anos do porto, ela voltará a acontecer.

Tri da Antaq

E em novembro, pela terceira vez consecutiva, a Portos do Paraná foi reconhecida nacionalmente pelo respeito às regulamentações. A empresa ficou em primeiro lugar na categoria Conformidade Regulatória no Prêmio Antaq 2023, organizado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Esta categoria avalia o cuidado com o cumprimento de normas e o monitoramento de riscos.

Em agosto, o reconhecimento veio do governo federal, com o Prêmio Portos + Brasil, pelo quarto ano consecutivo. Foto: Jonathan Campos/AEN

Durante a premiação, que aconteceu em Santos (SP), o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou a importância dos portos paranaenses no cenário nacional e regional. “Os portos do Paraná têm uma grande importância para o Brasil, para o escoamento da produção, desenvolvimento e geração de emprego e renda na região, e nós precisamos, cada vez mais, estimular o desenvolvimento de todo o Estado do Paraná“, disse.