Professores municipais de Guaratuba estão recebendo capacitação em primeiros socorros


Por Denise Becker Publicado 16/09/2022 às 13h31 Atualizado 17/02/2024 às 17h26

Na última quarta-feira, 14 de setembro, o ambiente escolar ganhou uma nova equipe de profissionais capacitados para prestar os primeiros socorros aos alunos da rede municipal de ensino de Guaratuba. A formação continuada com noções básicas em primeiros socorros teve início em agosto de 2022, e prossegue até o final deste mês.

Esta capacitação é uma parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e o Corpo de Bombeiros. As aulas são ministradas por bombeiros militares e acontecem no quartel, em Guaratuba.

Ao todo, aproximadamente 600 profissionais irão participar. O curso possui carga horária de 8 horas, sendo capacitada uma turma de no máximo 25 pessoas por dia.

A Lei Lucas (nº 13.722/2018) é um passo importante sobre segurança do trabalho e é ela que estabelece a obrigatoriedade da “capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil”.

O objetivo das instituições de Guaratuba é aumentar a segurança das crianças dentro do espaço escolar. A gestão vem preparando profissionais das unidades educacionais. Durante o curso, todos os participantes aprendem de forma prática como agir em caso de emergência, oferecendo os primeiros socorros até o atendente especializado chegar ao local do acidente.

De onde surgiu a Lei Lucas 13.722/18?

O nome Lucas é para lembrar da trágica morte por sufocamento mecânico por alimento, do menino Lucas Bigalli, de 10 anos, que aconteceu numa atividade escolar em setembro de 2017. À época, o engasgamento com uma salsicha terminou na morte da criança. O caso serviu de alerta, já que nenhum professor que acompanhava a turma tinha capacitação em primeiros socorros para atender a situação.

Com treinamentos adequados realizados por profissionais especializados, é possível aplicar algumas manobras e salvar uma pessoa da morte por sufocamento, por exemplo. Assim, esse treinamento continuado oferecido para educadores no município ensina a salvar vidas com procedimentos simples, mas que exigem treino e técnica adequados.

*Com informações da Prefeitura de Guaratuba